Nutrição debate exercício profissional em Aula Inaugural

Nutricionista Dulce Lopes Barboza Rivas falou sobre mercado de trabalho
Com o mercado profissional em constante expansão os nutricionistas atuam em diversas áreas: de saúde a educação. Para tratar sobre o assunto, o ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN realizou, na terça-feira, uma Aula Inaugural com tema “Nutrição: exercício profissional e novos desafios”, proferida pela nutricionista Dulce Lopes Barboza Rivas. De acordo com Dulce, que cursa pós-doutorado em Antropologia da Saúde na PUC, o exercício profissional do nutricionista se expande a cada ano, pelas diversas áreas do conhecimento presentes no ID_CURSO de graduação. “Isso é fruto de como os profissionais têm encarado o mercado de trabalho, com conhecimentos, capacitação e formação continuada, o que tem feito com que novos mercados se abram”, disse. A nutricionista falou ainda sobre o papel que todo profissional, em qualquer área escolhida para trabalhar deve exercer. “A gente ainda vê o nutricionista como um grande educador, um educador que vai traduzir a ciência da Nutrição para a alimentação, fazer com que as pessoas tenham um alimento não só para alimentar o corpo, mas também para alimentar a mente e a alma e este é um papel imprescindível”, declarou. Para a caloura Sabrina Kaely Vital Machiavelli, a Aula Inaugural abriu os diversos campos de atuação, muitas vezes desconhecidos por quem vai prestar vestibular. “Eu gostei bastante, foi bom para a gente ter conhecimentos específicos de uma área que vamos atuar futuramente”, disse. Prática profissional No evento, egressos da UNIGRAN também falaram sobre suas inserções no mercado de Dourados. Segundo eles, conquistar o primeiro emprego na área fica mais fácil quando o aluno sai da Universidade com mais prática. É, por isso, que o ID_CURSO possui desde 2005 o Núcleo de Nutrição. O Núcleo alia experiência para acadêmicos a atendimentos gratuitos para a comunidade. Desde sua origem já foram realizados cerca de seis mil atendimentos. Só no ano passado, mais de 400 pacientes receberam atenção nutricional. A meta do Núcleo para 2011 é aumentar, ainda mais, o número de atendimentos oferecidos à população. Com isso, “aumenta a divulgação do nutricionista, ajuda a colocar o aluno já perto da prática profissional e traz benefício para a sociedade”, explica a coordenadora do Núcleo, Kátia Wolff Cordeiro. Para aumentar o atendimento, o ID_CURSO de Nutrição decidiu por incluir alunos do 5º e do 6º semestre em projetos de extensão, voltados a atendimentos de paciente. Os benefícios são mútuos: o aluno estuda e aplica mais conhecimentos em contato direto com a população beneficiada com os projetos. O acadêmico Luiz Antonio de Pierri, afirma que a experiência do Núcleo é indispensável “para conhecer como é a profissão na prática e descobrir qual área se identifica mais, além de atender ainda mais e colaborar com quem vai lá”, finalizou. O Núcleo está localizado na rua Antônio Emílio de Figueiredo, nº 1755, e aceita pedidos de escolas, empresas e entidades para desenvolver projetos relacionados à área alimentar. Os telefones para contato são: 3411-4214 e 3427-0164. (MC/CJ)