Semana Técnica de Arquitetura já é um dos principais eventos do Município, diz coordenadora.

Evento valoriza o conhecimento técnico, associado à responsabilidade social, trazendo profissionais renomados no setor da construção civil.
Com metade da programação já cumprida, a Semana Técnica do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN, CAU, consolida-se como um dos principais congressos de difusão de tecnologias para a construção civil em Mato Grosso do Sul. Inclusive, na opinião da coordenadora do ID_CURSO, arquiteta e professora-mestra Cynara Tessoni Bono, a Semana Técnica merece estar no calendário oficial de eventos de Dourados pela importância que adquiriu, em quatro anos, na atualização de conhecimentos de estudantes e profissionais de Arquitetura e de Engenharia. “Está ocorrendo o envolvimento da comunidade nesse processo todo; não só dos universitários, mas também da comunidade onde a UNIGRAN está inserida. Eu acho que ela deve ser incluída no calendário de atividades da Cidade”, disse a professora. Ela destaca o apoio de renomadas associações profissionais, instituições de ensino e empresas da construção civil ao evento, cujos principais direcionamentos são o aperfeiçoamento de habilidades profissionais segundo uma consciência social e preservação ambiental. “Por exemplo, em nossa programação, temos palestras sobre reciclagem de lixo, sobre reID_CURSOs hídricos, que têm a ver com a sustentabilidade; tema que para nós, arquitetos, é importantíssimo porque afeta diretamente a vida do homem”, explica Cynara. Mas, qualquer que seja o objetivo a se alcançar, as novas tecnologias estão no centro dos debates. Conhecê-las em detalhes é fundamental para se tirar delas o melhor proveito, como propôs o arquiteto Paulo Eduardo Fonseca de Campos (foto), membro da Associação Brasileira da Construção Industrializada em Concreto, ABCIC, na primeira palestra desta manhã. “O conhecimento profundo da tecnologia é que nos leva a melDATA_HORAr a qualidade dos nossos projetos”, definiu. A palestra que Paulo Fonseca ministrou, “Pré-Fabricados de Concreto para Uso Arquitetônico”, valoriza a Semana Técnica por um motivo acessório: ela foi apresentada em recente Congresso Nacional de Arquitetos, realizada no Rio de Janeiro. A exposição é sobre a ampliação do uso de peças modulares e de grandes painéis pré-fabricados para fins de fechamento e sustentação de construções. Em oposição às paredes convencionais de concreto, de aparência fria e cinzenta, os novos materiais utilizados na confecção de fôrmas, ID_TIPOs de agregado e sistemas construtivos inovadores possibilitam ao arquiteto projetar peças pré-fabricadas com liberdade ilimitada, dando maior plasticidade, cores e textura ao concreto. Isso era inimaginável pouco tempo atrás. “Quando a gente vem falar entre estudantes de Arquitetura, de Engenharia, não é para falar do passado; é para falar do futuro, para onde a gente está indo, para que cada um saiba se colocar neste cenário. Acho que a nossa função não se adequar ao que já existe. A nossa função é sair daqui e inovar. Logicamente, sem querer reinventar a roda, mas é olhar para frente e inovar”, disse o palestrante. Na segunda palestra desta quarta-feira, o engenheiro Lúcio Roberto de Almeida, representando a Associação Brasileira de Cimento Portland, ABCP, deu continuidade ao evento, com a palestra “Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto”. Amanhã, haverá uma palestra sobre Prevenção e Combate a Incêndios, tendo oficiais do Corpo de Bombeiros como convidados, e outra sobre aprovação de projetos, com a arquiteta Vera Bacchi, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.