Engenharia da UNIGRAN inaugura laboratório de soldagem

Espaço cria um ambiente simulado, porém realístico, no qual os alunos colocarão toda a teoria sobre o tema em prática

Professores e profissionais da área de soldagem realizaram algumas demonstrações aos alunos durante aula de inauguração do laboratório

Dando sequência à implementação de uma infraestrutura educacional do mais alto nível, a UNIGRAN inaugurou no ‘Cantão do Bosque’ o laboratório de soldagem, voltado para os alunos de Engenharia Mecânica. Este espaço proporciona um ambiente simulado da prática profissional, que será utilizado pelos acadêmicos a partir do 5º semestre.

Guilherme Rangel, coordenador do curso, explica que o laboratório em questão é de suma relevância para a formação de um profissional completo e devidamente apto a atuar nos mais diversos segmentos do ramo. “Aos olhos de quem não é deste segmento, pode não parecer, mas o processo de soldagem é um dos que mais possuem variáveis a serem consideradas. O engenheiro mecânico é vital para a execução do trabalho, seja em manutenção ou em fabricação”, disse.

Rangel explica que atualmente o setor de manutenção demanda muita mão de obra na área de soldagem, seja de engenheiros ou de soldadores. Aqui em nossa região um bom exemplo é a indústria sucroalcooleira, na qual o engenheiro mecânico possui grande relevância ao maximizar a qualidade do serviço e minimizar os custos, ou seja, potencializa o custo-benefício da empresa, ao orientar a equipe quanto à maneira de realizar a solda, quando fazer, o material a ser utilizado e a quantidade de material necessário para determinado serviço.

Ainda segundo o coordenador, outro exemplo do uso massivo de soldas é na indústria metalúrgica, que necessita de engenheiros para realizar o projeto e também para executá-los. Na construção civil a demanda é um pouco menor, contudo, não menos relevante, pois uma estrutura metálica inadequada compromete completamente qualquer obra.

Durante a aula de inauguração do laboratório, os alunos contaram com a presença de profissionais que já atuam no ramo. A empresa douradense Oxisolda enviou para o ‘Cantão do Bosque’ alguns de seus funcionários que, juntamente com os professores, realizaram algumas demonstrações nas quais os estudantes puderam perceber o potencial o laboratório, assim como a importância do processo em questão para a engenharia.

“Nosso objetivo é proporcionar ao nosso acadêmico a oportunidade de conhecer todos os pormenores da sua profissão, por isso investimos pesado em laboratórios para que eles possam conectar a teoria com a prática. Assim, quando chegarem ao mercado serão profissionais diferenciados”, complementa Guilherme Rangel.

A nova estrutura da UNIGRAN foi montada com equipamentos de última geração e durante as práticas são obrigatórios todos os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, tendo em vista que a soldagem envolve fatores de risco, como alta voltagem e elevadas temperaturas.