Casa do Estudante acontece até o dia 31 na UNIGRAN

A mostra é gratuita e os projetos estão expostos no Pátio da UNIGRAN.

A 5ª Mostra de Projetos de arquitetura da UNIGRAN “A Casa do Estudante” está aberta para visitação do público até o dia 31 deste mês. A mostra é um Projeto elaborado pelas professoras Rosane Lima e Cláudia Torraca e acontece há cinco anos. Segundo elas, a atividade objetiva ingressar os alunos no universo da arquitetura, tendo com isso uma noção espacial real da dimensão que eles têm para fazer o projeto e também, para promover a interação entre os colegas, já que no exercício da profissão, há a necessidade de trabalhar com diversos outros profissionais para conseguir obter o resultado projetado.

O projeto proporciona ainda, desenvolver as habilidades práticas no processo de criação de projeto residencial e execução de obra, levando os alunos a entenderem e vivenciarem a prática do profissional arquiteto e urbanista, logo no início do curso.

Nesta edição, a mostra tem o tema “Casa Funcional” e o desafio foi projetar uma residência com móveis funcionais, de no máximo 30m² e referiu-se a projetos com plantas livres, com poucas paredes, aproveitando assim, com maior eficácia, a iluminação e a ventilação natural.  Com a projeção de ambientes integrados e ocupados por mobiliários multifuncionais, ou seja, que podem ter duas ou mais funções, as casas atendem o estilo de vida moderna em que vivemos.

Os alunos do segundo semestre Rafael Corrêa Bruning e Thais Zetolis tiveram seus projetos selecionados e executados com o apoio dos colegas da turma. Os projetos das duas casas edificadas passaram por um processo seletivo, que iniciou com a elaboração de uma planta por cada aluno, nos padrões definidos. Após isso, cinco projetos de cada sala foram selecionados e avaliados pelos professores e pelos colegas do outro período. Por fim, um projeto de cada turma foi escolhido e para a sua construção, cada sala foi dividida em grupos, sendo que cada um ficou responsável por cada ambiente.

Para Rafael, o momento mais complicado foi no começo da criação do seu projeto, por ser um espaço muito limitado. “Tive um pouco de dificuldade no início, mas logo ele foi tomando forma. Nesta residência, pensei desde a posição que o sol nasce e se põe e também nas correntes de vento. Construímos móveis que atendem todas as necessidades de uma casa e ainda garantem a funcionalidade do espaço. Em cada etapa fomos nos construindo como arquitetos, o que exigiu muita responsabilidade e também nos fez lidar com situações difíceis que vão acontecer depois de formados em uma obra”.

Thais, autora do segundo projeto, explicou sua inspiração. “Eu gosto muito da arquitetura minimalista e também da combinação do preto com a madeira, que predomina na minha residência. Também utilizei a vegetação verde para complementar o projeto. Fiz vários desenhos de fachadas até chegar neste resultado. Confesso que o tamanho do ambiente dificultou um pouco a sua realização mais amei o resultado final e eu moraria tranquilamente numa casa assim”.

O evento foi um trabalho, que teve como elemento norteador a construção de duas casas com um programa específico de necessidades para atender a moradia de estudantes universitários. As duas casas foram elaboradas com conceito de arquitetura sustentável e são parte de avaliação da disciplina Projeto II do curso.

A mostra expõe duas casas funcionais, projetadas e construídas pelos acadêmicos