“Atuação do psicólogo vai muito além da clínica”, diz coordenadora da UNIGRAN

Atualmente o profissional possui mais de 10 áreas na qual pode trabalhar, todas em plena expansão

De frente com o psicólogo no divã é uma cena clássica, porém apenas uma das formas de interação com este profissional

É comum imaginarmos que o psicólogo é aquele profissional que após formado abre uma clínica e coloca seu nome em uma placa. Contudo, conforme explica a coordenadora do curso de Psicologia da UNIGRAN, Ticiana Araújo da Silva, atender em uma clínica é uma nobre função, mas é apenas uma das muitas atribuições. Atualmente os graduados em psicologia podem escolher entre mais de dez áreas de atuação.

De forma genérica podemos dizer que o psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento dos indivíduos, de modo a ajudá-los a encontrar uma solução para seus conflitos. Além de diagnosticar, também pode atuar na prevenção de distúrbios emocionais, contudo, como a maioria só procura terapia quando está com problemas, a maior parte das intervenções é remediativa.

Ticiana ressalta que no Mato Grosso do Sul há uma crescente demanda por profissionais para atuarem na área da POT (Psicologia Organizacional e do Trabalho), especialidade esta essencial, tanto para pequenas, como para grandes empresas, que podem através dessas técnicas maximizar o bem estar do funcionário, que consequentemente eleva seu nível de produtividade e, naturalmente, o lucro.

Ela também explica que está surgindo oportunidades atreladas também a construção civil, já que atualmente grandes obras utilizam o conhecimento da psicologia ambiental para harmonizar a relação do homem com os ambientes, sejam eles residenciais ou coorporativos. “Nesta especialidade também podemos buscar o equilíbrio da relação do indivíduo com a natureza, de modo que ele compreenda a necessidade de conviver causando o menor ônus possível. Lógico que todos sabemos que é nosso dever preservar, contudo, através da psicologia esse conceito pode se tornar uma prática real com muito mais eficácia”, complementou.

Na área da educação a influência do psicólogo é muito benéfica, pois reduz de forma significativa o impacto de diversos transtornos de aprendizagem, como déficit de atenção, dislexia, discalculia, entre outros. Além disso, a orientação vocacional pode e deve ser levada mais a sério, isso evita que muitas pessoas sejam profissionais frustrados no futuro.

Além destas, há também possibilidades em muitos outros segmentos da profissão, tais como: Comportamento do consumidor; Psicologia esportiva; Psicologia da saúde; Psicologia hospitalar; Psicologia jurídica; Psicologia social; Psicologia do trânsito; Psicomotricidade e Neuropsicologia.

Infraestrutura

O curso da UNIGRAN, de acordo com o ranking do MEC é o melhor do estado e está entre os primeiros colocados do centro-oeste. Tal performance é garantida através de muitos investimentos, como na capacitação dos professores e também em infraestrutura. Os acadêmicos de psicologia, tanto do noturno, quanto do matutino, possuem a disposição um amplo e completo núcleo de psicologia, cujo abrangente papel social proporciona aos alunos a oportunidade de lideram com os mais diversos transtornos durante o atendimento a comunidade. Isso corrobora para a formação de um profissional completo e generalista, que após a graduação possui subsídios para se especializar em quaisquer dos ramos da profissão.

Contudo, as práticas profissionais não se restringem ao núcleo da Instituição, já que os acadêmicos também realizam estágios em escolas, hospitais e empresas. Também tem a disposição uma vasta gama de títulos na biblioteca, dos clássicos até os que tratam dos conceitos mais contemporâneos.

Mais informação acerca do curso podem ser obtidas através do telefone 3411-4109 e também pelo e-mail psicologia@unigran.br. Os interessados também devem ficar atentos as datas do vestibular, que podem ser conferidas no site www.vestibularunigran.com.br. As aulas do ano letivo de 2018 terão início em 01 de fevereiro.