Acadêmicos de Arquitetura projetam edifícios conceituais

Estudantes da UNIGRAN criaram projetos arquitetônicos e fizeram a simulação de um show room, como em um lançamento de real, sexta-feira.
Empreendimentos ecologicamente corretos, com soluções para o uso de água, energia elétrica e reciclagem de lixo, atendendo os mais modernos projetos arquitetônicos. Foi dessa forma que acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN projetaram edifícios para a cidade de Dourados e os apresentaram em show room aos professores, colegas de sala de aula e clientes que patrocinaram a elaboração e maquete dos projetos. Trata-se de empreendimentos conceituais, em que a economia do valor do condomínio (manutenção), e a preservação do meio ambiente, são levados ao extremo da sofisticação tecnológica. As atividades integraram a disciplina de Tecnologia da Arquitetura e Construção IV, ministrada pelo professor Rubens Di Dio, e serve como aporte prático do ensino universitário, que se destina a elaboração de projetos experimentais desenvolvidos no oitavo semestre do ID_CURSO. Os edifícios foram apresentados em coquetel de lançamento em que os acadêmicos mostraram o que há de mais moderno em estrutura edificável e decoração de interiores. Divididos em grupos, os estudantes tiveram que criar projetos viáveis para o mercado imobiliário douradense, planejando os espaços em conformidade aos fatores climáticos e ambientais, face à existência do Planejamento Urbano, com a lei de Uso e Ocupação de Solo. Com grande campanha de marketing que envolveu cartões e uniformes personalizados, sobretudo do sofisticado espaço do show room, os estudantes prepararam a comunicação visual e o desenho industrial dos edifícios, que foram apresentados em imagens tridimensionais com a amostragem do exterior do prédio e da planta interna dos ambientes de cada apartamento, piscina, sala de conveniência, de festas e demais dependências que abrangesse o edifício. Entre os projetos arquitetônicos estava a Construtora Virtual Art C3, que lançou o Edifício Amabilis. Os acadêmicos Thaina Cornacioni, Camila Jacobi, Angela Belmiro, Cinara Ronchesel e Ricardo Andrade definem a obra como sendo 230 metros quadrados de puro conforto. Eles elaboraram o projeto de um condomínio que aproveitasse a área verde ao redor do prédio e que no seu interior fosse dotado de paisagismo. Sistema de segurança; espelhos d’água; área de lazer com espaço gourmet; academia com Spa integrado e piscinas para adultos e crianças são ambientes coletivos disponibilizados pelo edifício. Já os apartamentos unem o útil e o agradável em modernas instalações de conforto e tranqüilidade. Com uma suíte máster e duas suítes, o ambiente conta com sala de estar acoplada a sala de tevê, além da sala de jantar. Conta ainda com lavabo, área de serviço, cozinha e sacada com churrasqueira. De acordo com o orçamento e planos de execução de obra, pesquisados pelos acadêmicos, cada apartamento custaria R$ 350 mil. Todos os trabalhos integraram desde o anteprojeto para determinar a configuração definitiva da construção e à legislação urbanística, viabilizando sua aprovação pelos órgãos competentes, como também do orçamento e planos de execução de obra, arquitetura de interiores, paisagismo e maquetes. Para o acadêmico Alisson Yoshimura Araújo, ver um projeto que começou por uma simples pesquisa e que aos poucos foi ganhando dimensão até se tornar um grandioso empreendimento é mais do gratificante. “Dá muito trabalho para criar um projeto, fazer todo um levantamento de custos, enfim, especificar cada gasto do investimento feito nos apartamentos. Mais valeu a pena porque tivemos a orientação dos professores e o resultado disso tudo são projetos viáveis, ecologicamente corretos”, disse o estudante. Junto ao grupo de projeto, Alisson criou a Construtora Virtual Megane, que lançou o edifício Igatar, de 10 pavimentos, mais o subsolo. O trabalho prático dos alunos é a soma de várias disciplinas curriculares estudadas ao longo do ID_CURSO, que se transforma em projetos viáveis para o mercado imobiliário de Dourados, segundo explica o professor Rubens Di Dio. “Os projetos ficaram muito bem apresentáveis. Nós professores podemos observar o quanto vocês levaram a sério a pesquisa e se dedicaram ao projetor trabalhos com extremo profissionalismo”, disse o professor no encerramento do show room dos edifícios. (FV)