Apresentação oral oferece novo olhar sobre a pesquisa

Acadêmico de Produção, Alexandre Santana, Agrícola explica trabalho a duas dos avaliadores, as pró-reitoras Bernadeth Bucher e Terezinha Bazé.
Com a finalidade de consolidar e ampliar o espaço de discussão sobre produção científica, o “I Salão de Pesquisa Docente” e o “IV Encontro de Iniciação Científica Jovem Pesquisador da UNIGRAN” organizaram a apresentação de pôsteres com apresentações. Acadêmicos dos diversos ID_CURSOs da Instituição puderam mostrar seus trabalhos e concorrerem a prêmios, além de participar dessa nova etapa da pesquisa científica. Os artigos expostos são de pesquisas realizadas em grupo ou individuais. Projetos de TCC e Monografia também foram expostos. A organizadora dos eventos professora Bernadeth Bucher, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, disse que a pesquisa é muito importante na formação acadêmica e que as apresentações reforçam a experiência científica. “Hoje a gente não pode falar só sobre ensino, em si, tem que ter um suporte, que é a pesquisa, o famoso tripé do ensino [ensino, pesquisa e extensão]”, disse a professora. Para concorrer à meia bolsa em ID_CURSO de Pós-Graduação da UNIGRAN, os trabalhos foram avaliados por uma equipe de professores. O acadêmico do último ano de Arquitetura e Urbanismo, Bruno Bonfim Moreno apresentou seu projeto de monografia. A “(RE) Urbanização de Ocupação Irregular no Bairro Jardim Climax – Dourados – MS”, orientado pela professora Ana Cristina Yamashita. Para ele, a leitura das perspectivas da localidade é essencial para criação do projeto. O pôster de Bruno contém os projetos feitos, mostrando seu trabalho na elaboração da reurbanização. O acadêmico afirma que a apresentação é importante, pois cada pessoa tem uma forma de ver o projeto e a cada análise e explicação ele aprende um pouco mais. Sthefany Alves, Clederson Pereira, Érika Kawaketa, Bruna Walter, Pâmela Mizuguti e Santiago de Pádua, alunos do 6º e 9º semestre de Medicina Veterinária, coordenados pela professora Fabiana Satake, desenvolveram a pesquisa “Leuconetria diferencial da população de gansos e patos mantida no Parque Antenor Martins, município de Dourados – MS”. A pesquisa verificou o estado sanitário das aves do Parque do Lago, como é conhecido o local. Para isso o grupo realizou exames clínicos nos animais. A acadêmica da Unigran Sthefany Alves diz que não sabia como seria a apresentação do pôster, mas que a experiência contribuiu muito para a pesquisa, pois teve oportunidade de mostrar o intuito do trabalho realizado. “Quando a gente se prepara em casa é uma coisa, quando a gente vem apresentar aqui pode desenvolver, explicar melhor nossos conhecimentos, tendo participado e ajudado na pesquisa é muito interessante”, afirmou Sthefany. A relevância do tema, os objetivos do projeto, seu desenvolvimento a organização do pôster e como o acadêmico expõe, sua segurança e o domínio da pesquisa são itens avaliados pela comissão. A divulgação dos vencedores e premiação acontece nesta quinta-feira à noite. (JR-MC)