Clínica de Fisioterapia melDATA_HORA a qualidade de vida dos pacientes

Paciente acometido por AVC se recupera na Clínica da UNIGRAN. Atendimentos individuais e em grupo são supervisionados por professores de Fisioterapia
Pacientes que procuram atendimento na Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN estão melDATA_HORAndo a qualidade de vida. Além de receberem atenção profissional no restabelecimento das funções, trabalho voltado à socialização tem contribuído com a melDATA_HORA do autoestima. O paciente se recupera mais rápido e se ajuda no tratamento. Jerson Caetano faz três vezes por semana sessões de fisioterapia. Aposentado, sempre teve a vida ativa, desde então trabalhava fora de casa. O inesperado aconteceu. Ele teve um acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame. Depois de se tratar no hospital, passou a fazer fisioterapia em casa, com a ajuda da família. Não deu certo e o quadro clínico não apresentava bons resultados, diz a filha Gislaine Rocha Caetano, que acompanha o pai nas sessões de fisioterapia da UNIGRAN. Ela relata que depois que Jerson passou a frequentar a clínica tudo mudou. A insegurança de não voltar a ter uma vida ativa passou e a perna e o braço de um dos lados do corpo atingido pelo derrame ganhou movimento. “Nestes quatro meses de tratamento, ele progrediu bastante. Além de recuperar os movimentos passou a conviver melhor com a nossa família”, revela a filha. Gislaine diz que a dedicação dos profissionais e acadêmicos da clínica conduziu para a melDATA_HORA significativa na saúde do pai. Ela destaca o trabalho em grupo realizado entre os pacientes. “Isso está sendo muito importante, é uma oportunidade de trocar experiências com outras pessoas, o que ajudou na socialização e no autoestima dele”, relata. O trabalho desenvolvido na clínica é feito pelos acadêmicos do último período do ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN, em estágios supervisionados com os professores. A atenção à saúde dos pacientes é o principal trabalho dos estudantes, que de segunda a sexta-feira atendem em média 100 pessoas nos setores de ortopedia, ginecologia e obstetrícia, lesão neuro-medular, hidroterapia, cardio-pneumologia, pediatria. Carlos Balbino de Souza também leva o filho Bruno Pereira de Souza, de 19 anos, a sessões na clínica três vezes por semana. O tratamento consiste em devolver a força muscular. Bruno teve hipóxia cerebral, perda de oxigênio no cérebro, o que fez perder movimentos do corpo. A cada sessão o rapaz se surpreende com os resultados. O pai diz que depois de muitas sessões o filho conseguiu restabelecer força motora. Bruno consegue sentar sozinho, se virar na cama e ganhou equilíbrio no corpo, condição física, que segundo o pai, há pouco tempo não era realizada. Com tratamentos nos setores de neurologia, músculo-esquelético, da mulher e reumatologia, fisioterapia respiratória e o setor da criança, a Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN mantém ainda projetos de extensão com a comunidade. São desenvolvidos a fisioterapia da melhor idade (prática de exercícios, recreação e orientação sobre saúde e bem estar), equoterapia (método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo), ambulatório de espirometria (teste de função pulmonar) e a utilização do laser de baixa frequência na cicatrização de feridas. A coordenadora da Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN, Raphaela Oliveira Ramos Ishizuka, diz que esses serviços têm como objetivo a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade, além de serem fundamentais para a formação profissional dos acadêmicos. Ela ressalta que as atividades desenvolvidas pelos estudantes aliam o restabelecimento das funções com o trabalho de auto-socialização, nas sessões individuais e em grupos. A clínica é credenciada no Sistema Único de Saúde (SUS) e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para receber a consulta o paciente deve ter o encaminhamento médico. (FV)