UNIGRAN adere à Campanha da Fraternidade de 2009

O debate é o ponto de partida da formação de consciência. Mobilizando-se ao lado das pastorais católicas de Dourados, instituições e segmentos ecumênico da sociedade contra a violência, a UNIGRAN aderiu à Campanha Nacional da Fraternidade, lançada na semana passada, pela CNBB, com o tema “Fraternidade e Segurança Pública”, e o lema “A paz é fruto da justiça”. Nas próximas semanas, professores e alunos estarão envolvidos em atividades da Campanha, seguindo uma programação que será desenvolvida em seus respectivos ID_CURSOs e na comunidade. Ontem, o pró-reitor administrativo, Rubens Di Dio, representante da UNIGRAN na Comissão Organizadora da Campanha em Dourados, a pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé de Lima, e o membro da Pastoral Universitária da Instituição, Fábio Henrique Leite, reuniram-se com coordenadores para iniciar o planejamento. A violência e suas conseqüências sociais serão debatidas de forma interdisciplinar em um seminário. Antes, cada ID_CURSO deverá discutir a questão a partir de um tema transversal, inserido em sua respectiva área de formação. O objetivo é colher opiniões, pontos de vista e sugestões especializadas acerca das prováveis relações entre violência e habitação, violência e educação, violência e saúde, entre outros que são destacados pelo MEC como conhecimento vinculado à responsabilidade social que cada profissional deve desenvolver. Aqui, entram ainda, desenvolvimento sustentável, exclusão e inclusão, respeito às minorias, família e tolerância. Esses são exemplos de propostas para as oficinas, cujas conclusões serão apresentadas em painéis, durante o seminário. Na seqüência, a Pastoral Universitária da UNIGRAN promoverá um evento ecumênico, para tratar de religiosidade e violência. Todas as datas estão sendo definidas dentro do período da Campanha, mas o trabalho de conscientização continuará o ano todo. (JR)