Professor da UNIGRAN representa o Brasil em ciclo de palestras na Alemanha.

Professor de Direito Paulo César debateu temáticas sobre liberdade e propriedade com participantes de diversos países.
O professor-monitor do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN Paulo César Nunes participou, na Alemanha, do ciclo de palestras “Liberdade e Propriedade”, que foi realizado pelo Instituto Friedrich Naumann, no mês passado. O evento contou com a participação de 22 pessoas de 19 países em desenvolvimento da Europa Oriental, Ásia, África e América Latina. O professor da UNIGRAN foi selecionado como representante do Brasil, no evento. Segundo ele, os mediadores do encontro propuseram temáticas que foram debatidas pela ótica da realidade de cada país, discutindo-se peculiaridades e diferentes opiniões sobre a liberdade de propriedade. As questões levantadas pelo professor foram os estudos antropológicos de demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul, pirataria e patentes de medicamentos contra o HIV. O tema do encontro é estabelecido pelo Instituto, como uma das propostas centrais a serem discutidas no triênio 2008-2011. A propriedade privada, sendo a proteção através da ordem jurídica como uma condição ao bem-estar e para o crescimento econômico é o objetivo da ementa da discussão, sendo destinada às classes mais pobres da população, como alternativa de sair da pobreza através do próprio trabalho. Os outros temas propostos para até 2011 são a liberdade e a sociedade civil e liberdade e o estado de direito. A interação com os representantes de diferentes países foi considerada produtiva pelo professor pela ampla discussão de saberes das generalidades de cada nação. “Pude perceber que as problemáticas dos países da América Latina são parecidas”, comentou. Antes de ir ao encontro ele escreveu um artigo científico preparatório sobre a liberdade e propriedade, que está sendo analisado a ser publicado em revista de outra universidade. O Instituto Friedrich Naumann para a Liberdade é a representação no Brasil da Friedrich-Naumann-Stiftung für die Freiheit, da Alemanha, e conta com parceiros para o fomento e a difusão das idéias liberais em diferentes setores da sociedade. (FV)