Mini-ID_CURSO de Arquitetura discute sustentabilidade na UNIGRAN.

Com orientação da arquiteta Andréa Yuba e professores do ID_CURSO, acadêmicos apontam temáticas para se elaborar um projeto na UNIGRAN.
Contribuir para a investigação de alternativas técnicas, conceituais e de projetos em desenvolvimento sustentável é a temática que está sendo discutida no Ateliê Vertical, oficina do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN. Com o tema “UNIGRAN mais Sustentável”, a palestrante Andréa Naguissa Yuba, professora da UFMS, simula situações de conID_CURSO, entre os acadêmicos, para apontar os pontos positivos e negativos nas edificações da Instituição. O mini-ID_CURSO faz parte da programação da Semana Acadêmica Integrada de Arquitetura, Agronomia e tecnologia em Produção Vegetal, que teve início na terça-feira e vai até sábado. A partir de considerações de sustentabilidade dentro do processo de construção, manutenção cultural, social, econômico e ambiental, os acadêmicos têm as funções de apontar os programas de necessidades que irão pautar uma proposta de intervenção para o aprimoramento da edificação da UNIGRAN. Ao todo, 60 alunos, divididos em cinco grupos, apresentam temáticas a serem discutidas, para se chegar a um consenso e construir o projeto. Onze temas foram propostos para serem estudados: Programa de Necessidades; Conforto (ventilação e iluminação acústica); Acessibilidade; Energia; Água; Materiais e Sistemas; Relações com a Comunidade; Comunicação Visual; Vegetação; Resíduos (esgoto, recicláveis) e Forma e Entorno. Segundo Andréa Yuba, que é arquiteta e urbanista, durante os três dias do mini-ID_CURSO, serão apontados apenas os pontos iniciais da etapa do projeto de sustentabilidade. “É apenas uma simulação, pois um plano como esse exige um tempo maior, estamos apenas discutindo sugestões iniciais”, explicou. A palestrante reitera que o objetivo do mini-ID_CURSO é promover entre os alunos a criação de um projeto de forma coletiva. Para melhor contribuir com os conceitos e ampliar a reflexão dos estudos, professores do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo assessoram cada grupo de alunos. “Essa é uma idéia de colocar em prática as propostas de trabalho de vários profissionais onde os alunos passam a refletir e propor suas opiniões,” esclarece Vito Comar. De acordo com o professor, a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável tornaram-se palavras de ordem do processo global que visa corrigir as atuais distorções, entre crescimento econômico e os impactos sobre reID_CURSOs finitos dos ecossistemas terrestres. “Pelo seu alto impacto sobre os reID_CURSOs naturais, particularmente, energéticos, o campo da arquitetura e urbanismo, tem, evidentemente, suas próprias responsabilidades nessa equação junto à manutenção dos equilíbrios naturais que devem ser resguardados em todas suas dimensões e diversidade biológica”, comentou. Semana Integrada Dentro da programação da Semana Acadêmica Integrada da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra, o ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo realiza o Ateliê Vertical até quinta-feira, no período matutino, e o “Cinemarq”, à tarde, com sessões de cinema sobre representações de realidade imaginária das mensagens da arquitetura no cinema. Quatro filmes estão sendo analisados: Oscar Niemeyer, Truman, Le Labyrinthe de Pan e Central do Brasil. Paralelamente será ministrado ID_CURSO de tratamento de imagens digitais com o Photoshop. As atividades encerram na sexta-feira. (FV)