Presidente do CREA-MS abre a semana de Ciências da Terra e Arquitetura da UNIGRAN.

Profª. Cynara Bono falou da semana integrada, aberta ontem, e Amarildo Miranda, do papel do CREA-MS nas profissões da área das engenharias.
As profissões estão vinculadas ao mesmo conselho. Em todo o país, cerca de um milhão de profissionais do grande campo das engenharias, incluindo o engenheiro agrônomo e tecnólogos das mais diversas especialidades, tem seu trabalho orientado por normas do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Por esse motivo, a partir deste ano, a UNIGRAN passa a realizar a Semana Acadêmica Integrada dos ID_CURSOs de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e Tecnologia em Produção Vegetal, que fazem parte da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra. O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-MS), engenheiro-civil Amarildo Miranda Melo, foi o palestrante convidado do primeiro evento, iniciado nesta terça-feira. Na conferência “O profissional e o Sistema Confea/Crea”, ele falou da importância e função do registro profissional e da parceria do CREA com as instituições formadoras, para que todo estudante se conscientize do papel de orientador, que o órgão representa para seus profissionais, com o objetivo de assegurar a qualidade na prestação de serviços à comunidade. Palestra O CREA-MS tem a atribuição legal de fiscalizar o exercício profissional e exige um documento chamado Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), de cada trabalho realizado, bem como registro no órgão para o profissional atuar no mercado. Segundo Amarildo Miranda, essas exigências visam também a assegurar os direitos autorais e a autenticidade dos currículos de seus profissionais. Em licitações públicas e editais de contratação, por exemplo, e mesmo no setor privado, há exigências expressas de por comprovação de experiência anterior no trabalho proposto. “O mercado exige atestado de capacidade técnica, devidamente registrado; e isso advém de muita tecnologia que é usada, hoje em dia, em todas as áreas”, disse o engenheiro, explicando que as ARTs representam históricos que o CREA conserva, como se fosse cartório da vida profissional de seus membros, “como profissionais, somos vistos que fizemos de bem-feito”. Amarildo Miranda destacou ainda o relacionamento do CREA com as escolas técnicas e universidades do Estado. Ele falou que o estudante deve sair da faculdade conhecendo os papéis de seu órgão de representação. Lembrou também que o CREA-MS prestigiou todas as semanas acadêmicas de Arquitetura da UNIGRAN, catorze ao todo, que agora se integra às dos ID_CURSOs de Agronomia e de Produção Vegetal. “Semanas como essa valorizam vossa capacidade (dos alunos), abre vosso intelecto e, por isso, fizemos questão de estar presentes nesta primeira semana acadêmica integrada”, declarou. Cerimonial A solenidade de abertura foi presidida pelo pró-reitor administrativo, Rubens Di Dio, que falou da importância para sociedade das profissões da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra. A mesa de autoridades foi composta com a reitora Rosa Maria D’Amato De Déa, com a diretora da Faculdade, Cynara Tessony Bono, e com coordenadora dos ID_CURSOs de Agronomia e Tecnologia em Produção Vegetal, Karlla Barbosa Godoy. Como profissionais convidados, prestigiaram o evento, os engenheiros-civis Ahmed Hassan Gebara, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Dourados, Jary de Carvalho e Castro, presidente do Sindicato Inter-Municipal da Indústria da Construção de Mato Grosso do Sul, e Bruno Andrade Tomasini, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Grande Dourados, e a arquiteta Andréa Naguissa Yuba, professora da UFMS. A Faculdade de Ciências e Exatas e da Terra UNIGRAN é formada também pelo ID_CURSO de Ciência da Computação, cuja semana acadêmica é promovida em conjunto com a UEMS e UFGD, durante a Infoweek de Dourados. (JR)