UNIGRAN publica edições 6 e 7 da revista eletrônica InterLetras.

Professora Terezinha Bazé, à mesa de autoridade, faz o lançamento da Interletras, na aula magna desta quinta-feira.
O ID_CURSO de Letras da UNIGRAN fez, ontem, o lançamento dos números 6 e 7 da InterLetras, a revista científica eletrônica transdisciplinar de letras, educação e cultura da Instituição. Aberta pela pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé de Lima, a solenidade fez parte da aula inaugural de 2008, nos ID_CURSOs de Letras e Pedagogia. Ela destacou a revista como importante meio de publicação para a comunidade acadêmica da UNIGRAN e de outras instituições do país e do exterior. “É uma revista nacional e internacional, por isso, é muito importante para nós, professores, e para os nossos alunos, futuros professores e pesquisadores”, declarou. A revista InterLetras é a primeira publicação de caráter científico, em suas áreas de abrangência, disponibilizada gratuitamente na internet brasileira. Criada em 2004, já contabiliza mais de 51 mil acessos de leitores do Brasil e de outros países. “Isso muito nos honra, e reforça a sua importância para a academia”, disse a editora, professora Nara Sgarbi, coordenadora do ID_CURSO de Letras. As edições 6 e 7 inauguram a nova interface da revista. Conforme explicou o editor-assistente, Neurivaldo Pedroso Junior, coordenador das graduações a distância em Letras e Pedagogia, algumas seções foram consolidadas por razões práticas. Seções como InterEstudos, InterCrítica e Intertextos temáticos passaram ter os títulos “artigos” e “resenhas”. Os textos podem ser copiados pelo leitor e usados como referências bibliográficas, com as devidas citações de autoria e fonte. Nas outras seções, estão disponíveis informações e hiperlinks de congressos e outros eventos acadêmicos relacionados à revista, links para as cinco edições anteriores da InterLetras e as normas de publicação da revista. As edições atuais, por exemplo, trazem catorze artigos e resenhas das áreas de lingüística e literatura. Os trabalhos são avaliados pela Comissão Editorial, integrada por dezessete professores-doutores de universidades nacionais (UFGD, UNIGRAN, Unesp, UFMG, UFRGS, PUC-SP, entre outras), e pelo Conselho da revista. O Conselho Editorial da InterLetras conta com nomes como os dos escritores Moacyr Scliar e Affonso Romano de Sant’Anna, e dos professores-pesquisadores Magda Becker Soares (UFMG), Regina Zilberman (PUC-RS), Maria Luiza Berwanger da Silva (UFRGS/Sorbonne), Else Ribeiro Pires Vieira (Universidade de Londres), Lisa Bradford (Universidade Nacional de Mar del Plata – Argentina). Na parte de tecnologia da informação e arte digital, os colaboradores da revista são o desenhista Jader Rafali Capilé Sanches, estagiário do ID_CURSO de Publicidade e Marketing, e os analistas de sistema Renata Barbieri e Luciano Bettoni, além do acadêmico de Ciência da Computação Nairo César Fernandes, que são dos Departamentos de Multimídia e de Informática da UNIGRAN. A idealizadora da Revista InterLetras é a professora doutora Eliane Fernanda Cunha Ferreira, in memorian, cujo falecimento, em agosto de 2007, motivou o atraso de um número da publicação. Ela é lembrada no editorial das edições lançadas no dia 3. A Revista InterLetras está disponível nos domínios www.interletras.com.br e www.unigran.br/interletras. (JR)