Intercom: Coordenadores do MS se reúnem na UNIGRAN.

Bruno Barreto e professores de comunicação de Campo Grande discutiram propostas preliminares para o Intercom Centro-Oeste, em junho.
A editora chefe da “Globo News”, Vera Íris Paternostro, já confirmou participação no Intercom Centro-Oeste, que acontece na UNIGRAN de 5 a 7 de junho. Também estão convidados os ministros Marina Silva, do Meio Ambiente, e Franklin Martins, da Comunicação Social. Nesta quinta-feira, a equipe organizadora do congresso passou o dia reunida com professores de ID_CURSOs de comunicação da UFMS, Estácio de Sá, Anhanguera, UCDB e Unip, de Campo Grande, para tratar da programação completa do evento. O professor Bruno Barreto, coordenador do Intercom Centro-Oeste e dos ID_CURSOs de Jornalismo e Publicidade e Marketing da UNIGRAN, falou que até meados deste mês a agenda do congresso já estará definida. Ele disse ainda que a parceria entre os ID_CURSOs de comunicação dos três estados do Centro-Oeste e do Distrito Federal é fundamental para o caráter regional do evento. “[O Intercom] é um evento de todos, e a idéia é agregar o maior número de instituições possível de Mato Grosso do Sul e também de Mato Grosso, Goiás e Brasília, para se caracterizar mesmo um evento do Centro e Oeste, e não como se fosse uma semana acadêmica”, comentou. Ele explicou que as parcerias vão definir temáticas das oficinas e a mediação nos grupos de trabalhos do evento. Participação e envolvimento são as palavras de ordem. O congresso abre oportunidades para estudantes e professores de comunicação, assim como aos profissionais de imprensa - jornais, rádio e TV – e de agências publicitárias, de mostrarem suas produções nos campos da iniciação científica, da pesquisa e de trabalhos práticos de criação, por exemplo. “São oito grupos de trabalho, dentro de cada categoria, então, vamos mobilizar um número grande de pessoas, somente avaliadores, são aproximadamente cem”, acrescenta Bruno Barreto. Para o professor Luiz Flávio Evangelista, da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande, o congresso dará visibilidade nacional às produções locais e regionais no campo da comunicação. Ele avalia que os ID_CURSOs de comunicação do Centro-Oeste têm defasagem de produção de artigos e de divulgação de idéias teóricas, e que essa é uma oportunidade de se começar a preencher essa lacuna na produção científica. “O evento Intercom, enquanto congresso brasileiro, é de total importância, no sentido de se promover não só aquilo que é produzido na prática do mercado, mas também a iniciação científica, a produção acadêmica”, falou. O telefone da UNIGRAN para informações sobre o Intercom é (67) 3411-4173 e o site é www.unigran.br/intercomco2008 . Para outras informações sobre o congresso na internet, o endereço é www.intercom.org.br .(JR)