Atletas da UNIGRAN gravam com Oscar Schimidt e o trapalhão Didi.

Os Ginasloucos participarão de quadro especial do Programa do Didi, para os Jogos Rio-2007, no fim do mês. (foto: Álvaro Luiz Polônio)
A indicação é do próprio Renato Aragão. Os Ginasloucos vão gravar um quadro especial para o “Programa do Didi”, da Rede Globo, no dia 30 de maio, a convite da produção do humorístico. No quadro, os acrobatas da UNIGRAN vão atuar com a grande estrela do basquete brasileiro, Oscar Schmidt, em um roteiro que fala dos Jogos Pan-Americanos Rio-2007. “O Renato Aragão viu o Se Vira nos 30, gostou do figurino em que estávamos vestidos de palhaços e achou que a nossa turma era a ideal para o quadro”, disse o professor Rogério Montes, treinador do grupo. Ele ainda não sabe qual é o roteiro, mas vê a oportunidade como um prêmio pelos mais de dez anos de trabalho que os Ginasloucos realizam, nas quadras de Douradas e de vários Estados. Nas quadras de basquete, o grupo faz acrobacias únicas no Brasil em seu show de enterradas. O espetáculo é geralmente apresentado em aberturas de eventos esportivos, como a OLIGRAN 2007. O show dura 15 minutos, em média, tempo suficiente para animar qualquer torcida. Em 2003, o grupo participou pela primeira vez do quadro “Se Vira nos 30”, do “Domingão do Faustão”, e se tornou nacionalmente conhecido. Nessa oportunidade, os atletas tiveram que simplificar as apresentações, reduzindo-as para 30 segundos de tempo. Com pequenas mudanças, os Ginasloucos voltaram ao programa em outras duas oportunidades, em 2004 e 2005. Na última apresentação, eles vestiram roupas de circo, figurino usado do início da carreira. Para disfarçar o orgulho, Rogério até brinca que o Projac, estúdios da TV Globo, no Rio de Janeiro, virou a casa dos Ginasloucos. “Graças a Deus, é mais um passo à frente; antes, tivemos espaços de trinta segundos – três vezes, dá um minuto e meio –, mas, o quadro [dos trapalhões] deve durar um pouquinho mais e esperamos ter a oportunidade de fazer a apresentação completa”, disse o treinador. AGENDA Os Ginasloucos vão se dividir. No dia 30, enquanto os atletas mais experientes gravam no Rio de Janeiro, outros estarão na cidade de Chapecó, SC, onde fazem duas apresentações, durante um evento apoiado pelos Irmãos Maristas e pela emissora RBS, afiliada da TV Globo. Em 26 de maio, um grupo de atletas se apresenta na Unasp, em Engenheiro Coelho, SP, e outro vai a Ponta Grossa, PR. Em julho, eles animam encontro de seis mil escoteiros mirins, em Anápolis, GO. No sábado que vem, abrem novo evento dos Irmãos Maristas, na vizinha Caarapó. Atualmente, os Ginasloucos têm vinte atletas – dezesseis rapazes e quatro moças – que são alunos e ex-alunos da UNIGRAN. Eles treinam diariamente acrobacias novas e as que fizeram o sucesso do grupo, como os saltos mortais em duplas, antes de fazer a “enterrada”. Quando acontece de a bola não cair na cesta, a frustração é geral e o número ganha mais apoio da torcida. Não há dois erros seguidos e, na repetição, a consagração é certa. Os Ginasloucos raramente se apresentam com mais de oito atletas, como fez na abertura da OLIGRAN 2007, na segunda-feira. (JR)