Estilos da MTV foram debatidos na palestra de abertura da III Sincom.

Rodrigo Oliva falou sobre a descontinuidade das narrativas dos vídeos produzidos pela MTV, canal por assinatura voltado para o público adolescente.
A palestra “O intervalo comercial da MTV pelo viés da fragmentação e pós-modernidade”, dirigida pelo mestre em comunicação Rodrigo Oliva, abriu a III Semana Integrada de Comunicação, promovida pelos ID_CURSOs de Jornalismo e Produção Publicitária da UNIGRAN, nesta segunda-feira, com debates interessantes em torno da estética. Oliva falou do estilo da emissora, que trabalha bastante os sons e imagens de maneira fracionada, pretendendo, assim, que o receptor pense antes chegar ao sentido da mensagem. “A MTV tem um diferencial em suas vinhetas e intervalos comerciais em relação às demais emissoras. Nela, a forma como é transmitida a mensagem (a estética) tem mais ênfase do que o conteúdo em si”, disse o professor. A Music Television (MTV) foi criada, em 1981, como canal dirigido ao público jovem. Inicialmente, ela era dedicada completamente a videoclipes, especialmente de Rock and Roll. Mais tarde, a emissora tornou-se um ponto de encontro para diferentes materiais destinados a adolescentes. O palestrante também fez comparações entre videoclipes produzidos nas décadas de 1970 e 80 e os recém-lançados no mercado e vinculados a emissora. Ele explicou as diferenças das produções, sendo que os recentes, além de possuirem mais reID_CURSOs tecnológicos também trabalham todas a linguagens sem obedecer a uma sequência previsível. Para ele, a descontinuidade é uma das características da pós-modernidade. Sobre a previsão que algumas pessoas fazem sobre o fim do videoclipe, daqui a alguns anos, devido aos vídeos caseiros exibidos com facilidade na Internet, o professor garante que o vídeo não morrerá e diz que a tendência é a de ele ser cada vez mais fracionado. “A fragmentação tem caráter forte e terá proporções ainda maiores”, disse. A Semana Integrada de Comunicação teve prosseguimento com uma palestra da jornalista da TV Morena, Cláudia Geigher, e com oficinas e mostras de curtas-metragens, produzidos pelo professor Ricardo Fava, na terça e na quarta-feira. Hoje, a programação da Sincom traz a palestra “Pesquisa Global e Regional”, com a professora doutora Anamaria Fadul, da Universidade de São Paulo (USP). (AV – AB - JR)