Palestrantes defendem que Direito transformador pode restaurar liberdades.

Dr. Odilon recebe de José Harfux (vice-pres. da OAB/Dourados) placa subscrita por várias entidades de Dourados, em reconhecimento ao seu trabalho.
A XXVII Semana Jurídica da UNIGRAN, encerrada na sexta-feira, deixou a certeza de que o Direito pode melDATA_HORAr a sociedade, desde que exercido com ética. Assim defenderam os palestrantes Alberto Zacharias Toron, um dos mais conhecidos advogados criminalistas do país, e o juiz federal Odilon de Oliveira, da 3ª Vara Federal de Campo Grande, respeitado e elogiado por condenações que tem imposto a integrantes do crime organizado, em Mato Grosso do Sul. Os seminários da Semana Acadêmica, a exposição de trabalhos dos alunos e o conID_CURSO de Monografia Jurídica foram orientados pela temática “História e Perspectiva de um Direito Transformador”. A diretora da Faculdade de Direito da UNIGRAN, Noemi Mendes Siqueira Ferrigolo, disse que o evento trouxe a certeza de que os códigos não devem prender a atuação do operador do direito. “Nós queremos uma visão bem mais social do Direito, nós queremos um Direito que seja afeito à liberdade”, declarou. A visão social é explicada pela inter-relação entre o Direito e outras áreas do saber humano e pelos valores da sociedade. Na palestra em que falou dos temas “O contrabando na Fronteira de Mato Grosso do Sul e a Justiça Federal” e “Os Crimes Fronteiriços e a Lavagem de Dinheiro”, o juiz Odilon de Oliveira disse que, antes da reforma do Judiciário, deve haver “uma reforma na mentalidade das pessoas e que o direito transformador possui potencial para isso”. Em decorrência de seu trabalho – presidiu processos em que condenou à prisão traficantes e chefes do crime organizado, mais de cem, até hoje – o juiz foi jurado por bandidos e vive confinado, protegido por policiais federais durante 24 DATA_HORAs por dia. Ele defende que está nas mãos dos advogados e outros operadores do Direito garantir as liberdades individuais. Para Odilon de Oliveira, que foi aplaudido de pé, o Direito Transformador é o Direito praticado com ética, respeito às leis e ao próximo. “O Direito transforma, mas tem-se que transformar o coração também. Amor ao próximo. Vocês, como advogados”, dirigiu-se à platéia, “têm que praticar o Direito, mas com ética. Vocês são responsáveis pela liberdade das pessoas, não digo física, porque essa quase ninguém tem mais, mas pela liberdade de imprensa, pela liberdade patrimonial e pelos interesses das pessoas, principalmente, daquelas que lhes dão procuração para representá-las em juízo. O que eu quero dizer é que a ética é tudo”, disse o juiz. Odilon de Oliveira recebeu uma placa do Movimento "Moraliza Dourados", com dizeres honrosos ao seu trabalho, assinados por trinta instituições e entidades representativas da sociedade civil de Dourados. A comenda foi-lhe entregue pelo vice-presidente da OAB-Dourados, José Harfux. Na ocasião, também a UNIGRAN homenageou o convidado e outros colaboradores do ID_CURSO de Direito com placas alusivas aos 30 anos da Instituição. (JRA)