Já na edição 14, Revista Jurídica da UNIGRAN consolida-se nacionalmente.

Prof. Baruffi disse que a revista é o espaço para os alunos da UNIGRAN mostrarem suas pesquisas e que avançam no conhecimento jurídico.
Na área do Direito também se faz pesquisa e se produz conhecimento. Esse enfoque adotado pela Faculdade de Direito da UNIGRAN, em 1999 – início do Mestrado Interinstitucional em Direito realizado em convênio com a Universidade de Brasília (UnB) – supera o ensino jurídico pela mera repetição de manuais. O aluno passa a ser mais atento à singularidade de cada caso e aprende a distinguir situações que podem tornar uma lei injusta. Professores, estudantes e os profissionais em atividade em todos os setores do Judiciário devem “pensar o conhecimento jurídico em sua diversidade e de maneira crítica e reflexiva”. A investigação científica é meio para isso. Entretanto, nem todos os ID_CURSOs de Direito do país estão atualizados com esse paradigma e poucos têm publicações especializadas em artigos científicos desta área. Essa é uma das razões do grande interesse de autores de universidades brasileiras em publicar seus artigos na Revista Jurídica da UNIGRAN. O número 14 da publicação foi lançado na sexta-feira, 31, durante a aula inaugural dos ID_CURSOs de Direito e Serviço Social de 2006, e o professor Helder Baruffi, coordenador do ID_CURSO de Direito da UFMS/Campus Dourados e membro do Conselho Editorial e Científico da Revista, disse que vários artigos de colaboradores de outras universidades tiveram que ficar para as edições futuras. “A revista está consolidada em nível nacional, com vários artigos [neste número] de universidades de São Paulo, Pará e Rio Grande do Sul, e até em nível internacional, com artigos que vêem da Espanha, além dos artigos dos nossos professores e alunos”, disse o professor. A Revista Jurídica da UNIGRAN é encaminhada para as bibliotecas dos ID_CURSOs de Direito de todo o país, mas também está a venda, por R$ 15, na tesouraria da UNIGRAN. Neste número, de 270 páginas, ela traz treze artigos das áreas de Direito Constitucional, Direito do Trabalho e Direito Civil, e três resenhas de livros. Uma das resenhas foi escrita em francês. “Na Fronteira do Conhecimento e Práticas Jurídicas para a Solidariedade Emancipatória”, livro resenhado por Cristiano Paixão, coordenador de Pós-Graduação em Direito da UnB, foi publicado na França, neste ano, e está chamando a atenção dos juristas franceses. A obra organizada pelo professor José Geraldo de Sousa Junior (UnB), e que baseou o Mestrado em Direito UnB/UNIGRAN, veicula um pensamento de vanguarda na transformação do Direito em ciência jurídica, compromissada com as garantias da pessoa humana. “A revista está encorpada e o enfoque, nesta edição, é constitucional e na mediação e resolução de conflitos no Direito do Trabalho. Temos vários artigos na área dos direitos fundamentais, que trabalham com os princípios do Direito, e questões centrais do Direito do Trabalho e, também, na área do processo, porque há várias alterações no Processo Civil”, detalhou o professor Helder Baruffi. Ele avaliou que a revista é de muita importância para os alunos de graduação e de pós-graduação em Direito, devido ao espaço que a publicação abre para eles darem visibilidade nacional aos seus escritos. Neste número, há dois artigos adaptados de monografias de graduação de acadêmicos da UNIGRAN – Paulo César Nunes da Silva e Leonardo Menegucci.. “É o espaço que os alunos têm para difundirem suas idéias e mostrar que estudam, que fazem pesquisas e que avançam no conhecimento jurídico”, disse o professor. Na apresentação, fazendo referência a dois outros autores, o professor Baruffi reforça que o ensino jurídico requer a interação entre prática e pesquisa, para a compreensão do mundo prático a partir de um olhar científico. (DM-JRA)