Montada na UNIGRAN, exposição itinerante divulgou a Arquitetura Bioclimática em Dourados.

Os trabalhos mostrados na Bienal José Miguel Aroztegui atraíram o público e tiveram uso didático nas disciplinas da prof. Márcia Festa.
Durante 20 dias, o ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN expôs os projetos inscritos no ConID_CURSO Estudantil Latino-Americano de Arquitetura Bioclimática, contribuindo na difusão dessa especialidade, na região de Dourados. A mostra integra a “III Bienal José Miguel Aroztegui”, que é promovida pelo Grupo de Conforto e Eficiência Energética da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC). A Bienal está sendo levada às principais faculdades de Arquitetura da América Latina, desde 2004, atraindo a atenção de todos que estudam e trabalham com projetos de conservação ambiental. Os trabalhos permanecem por mais alguns dias no ID_CURSO de Arquitetura da UNIGRAN e, enquanto aguardam o envio para o próximo destino, estarão à disposição do público. A exposição chamou a atenção de um grande número de acadêmicos de todas as áreas. No ID_CURSO de Arquitetura, os projetos tiveram uso didático nas disciplinas de “Conforto Ambiental” e “Higiene das Edificações”, ministradas pela arquiteta e professora Márcia Festa, conforme disse a professora Cynara Tessoni Bono, coordenadora do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN. Ela explica que a Arquitetura Bioclimática é atual e moderna. Para ela, os profissionais da área devem conhecer e aplicar os seus fundamentos, que se podem resumir no aproveitamento mais bem-pensado dos reID_CURSOs naturais. O uso racional de energia, da água e até das correntes de ar, entre tantos outros elementos, deve atender ao conforto ambiental das pessoas, mas com o menor impacto possível no ambiente natural. O principal preID_CURSOr dessas idéias no Brasil foi o arquiteto uruguaio José Miguel Aroztegui (1937-1996). A Bienal leva o nome de José Aroztegui em reconhecimento às suas contribuições ao desenvolvimento da pesquisa e do ensino do Conforto Ambiental, na América Latina. Já o conID_CURSO acontece em anos ímpares, desde 1997, quando foi instituído, durante o “IV Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (IV ENCAC)”, realizado em Salvador/BA. “O objetivo é promover e incentivar a incorporação das técnicas bioclimáticas na construção do habitat humano, visando a otimizar a qualidade ambiental e sua eficiência energética, por meio do uso privilegiado de reID_CURSOs naturais renováveis”, define a Coordenação do conID_CURSO. Tendo realizado expressiva produção acadêmica, no campo da Arquitetura Bioclimática e do conforto ambiental, como professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade da República Oriental do Uruguai e como diretor do Serviço de Climatologia Aplicada à Arquitetura, conforme informações do site da Bienal (www.antac.org.br), Aroztegui viveu em Porto Alegre, entre 1975 e 1985, onde lecionou e orientou pesquisas nos ID_CURSOs de graduação e pós-graduação da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É dele a tradução do espanhol para o português do livro "Arquitetura e Clima: acondicionamento térmico natural", de Roberto Rivero, editado pela Editora da UFRGS em 1985.