Ética e mercado de trabalho foram temas da aula magna de Direito.

Pres. da OAB/MS, recebido pelo dep. Murilo Zauith, abordou a valorização da ética como pilar da atuação profissional nas áreas jurídicas, sexta-feira.
O advogado Geraldo Escobar Pinheiro, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), disse que ética e mercado de trabalho são temas que evoluem e se renovam, não sendo possível separar um do outros nos debates e reflexões. “Nós estamos, a todo instante, nos deparando com ações que ferem a ética, em todas as profissões; por esse motivo, para falar de mercado de trabalho, é importante falar primeiro de ética, que estabelece as formas de convívio na sociedade”, disse o ministrante da aula-magna de 2005 do ID_CURSO de Direito, realizada na sexta-feira. O palestrante foi recepcionado pelo presidente de honra da UNIGRAN, deputado federal Murilo Zauith (PFL/MS), e pela reitora, professora Rosa Maria D’Amato De Déa, e pela diretora da Faculdade de Direito da Instituição, professora Noemi Mendes Siqueira Ferrigolo. O evento foi prestigiado por autoridades judiciais e por destacadas personalidades do mundo jurídico, em Dourados. Sobre ética, o deputado Murilo Zauith – um dos que são favoráveis à nova lei de biossegurança – comentou que considera esse projeto de lei como sendo “um dos mais importantes já aprovados pela Câmara Federal”. Para Geraldo Escobar, que se disse honrado pelo convite, a lei de biossegurança é um exemplo de como as questões da ética e do mercado de trabalho estão sempre juntas. “São novas leis que vêm, são procedimentos humanos que devem ser controlados, e isso é ética e é mercado de trabalho; eu vejo que há um campo fértil para que a classe jurídica desenvolva novas áreas profissionais, dentro dessas discussões”, disse o professor convidado. A diretora da Faculdade de Direito disse que os objetivos da aula inaugural deste ano eram os de conscientizar os acadêmicos da importância de uma preparação adequada para o mercado de trabalho. E essa preparação envolve não só o conhecimento das ciências jurídicas, mas também o posicionamento ético e a boa conduta pessoal e profissional do advogado. “A UNIGRAN promove essa aula magna com a idéia de que é preciso não só informar, mas formar dignamente os profissionais do Direito, reconhecendo que o ser humano é a fonte de emergência de todos os valores”, disse a professora Noemi Ferrigolo, ao abrir a palestra. No mesmo evento, o presidente do Diretório Acadêmico “27 de Outubro”, na gestão 2003-2004, transmitiu o cargo ao colega Paulo César Nunes, desejando-lhe sucesso à frente da entidade que congrega os estudantes de Direito da UNIGRAN.