Mestres formados em ID_CURSO da UNIGRAN e UnB autografam livros, amanhã.

O procurador do Estado, José Wanderley, e o juiz do Trabalho Francisco das Chagas lançam livros baseados em elogiadas dissertações de Mestrado.
A Faculdade de Direito da UNIGRAN promove nesta sexta-feira, 24, o lançamento dos livros de dois mestres em Direito, pós-graduados no primeiro ID_CURSO de Mestrado Interinstitucional em Ciências Jurídicas do Estado, que foi realizado pela UNIGRAN e Universidade de Brasília, UnB. A partir de 18h30, no Espaço Cultural da Biblioteca da Instituição, o juiz trabalhista e professor de Direito, Francisco das Chagas Lima Filho, e o procurador-geral de Mato Grosso do Sul, José Wanderley Bezerra Alves, estarão autografando suas obras em um evento para o qual a UNIGRAN convida os acadêmicos, advogados e profissionais ligados direta e indiretamente à área jurídica. A noite de autógrafos dos livros “Comissões Parlamentares de Inquérito – Poderes e Limites de Atuação” e “Acesso à Justiça e os Mecanismos Extrajudiciais de Solução de Conflitos” é patrocinada pela Caixa Econômica Federal. Rico em idéias e propostas para solução de questões regionais e nacionais, o ID_CURSO de Mestrado desenvolvido na UNIGRAN produziu conhecimentos valiosos para as Ciências Humanas de modo geral, não só na área jurídica. Os lançamentos de amanhã são dois exemplos da contribuição desta pós-graduação aos ID_CURSOs de Direito de todo o Estado e ao entendimento de muitas contradições da modernidade. Na obra “Comissões Parlamentares de Inquérito – Poderes e Limites de Atuação” (safE, Porto Alegre, 487 p.), o procurador José Wanderley coloca como urgente a discussão interdisciplinar sobre o papel das instituições no Estado Democrático de Direito, particularmente, em relação aos limites éticos e legais das CPIs. Para o autor, freqüentemente, “a falta de preparação para essas Comissões tem gerado inúmeros problemas, em flagrante desrespeito aos direitos fundamentais e à separação dos Poderes”. O professor da UnB, Alexandre Bernardino Costa, define o livro como fruto de uma reflexão acurada e de uma extensa vivência profissional como advogado e procurador-geral do Estado. “José Wanderley não se omite ao posicionar-se firmemente diante dos principais dilemas que perpassam o seu trabalho”, comenta o professor. Já o professor Francisco das Chagas, preocupado com o emprego e os direitos do trabalhador, analisa que “o modelo de economia capitalista tem fomentado desigualdades injustificáveis que terminam produzindo alarmantes injustiças sociais”. No livro “Acesso à Justiça e os Mecanismos Extrajudiciais de Solução de Conflitos” (safE, Porto Alegre, 351p.), ele apura a sua experiência de mais de quinze anos como magistrado no Fórum Trabalhista de Dourados com os conhecimentos desenvolvidos em sua pesquisa e dissertação de Mestrado. O doutor José Geraldo de Sousa Junior, coordenador do Programa Interinstitucional de Mestrado em Direito UNIGRAN/UnB, avalia que o livro do professor Francisco das Chagas é altamente relevante no debate nacional acerca da reforma do sistema judiciário. “O autor procura demonstrar que o efetivo acesso da população à Justiça depende essencialmente da mudança de postura de todos os envolvidos no sistema de distribuição de justiça, passando por modelo de desenvolvimento econômico-social voltado para os anseios da população e que seja capaz reduzir a pobreza com uma distribuição eqüitativa dos bens primários”, disse o doutor José Geraldo. As obras já estão no estoque da “Livraria da Ana”, telefone 426-3685.