CAU faz hoje a entrega do "III Prêmio Gil Di Camilo" ao "Arquiteto do Ano".

A professora e arquiteta Cynara Bono com o acadêmico Milton Capetta, autor da escultura que homenageia o Arquiteto do Ano.
O nome profissional merecedor do “III Prêmio Rubens Gil Di Camilo”, honra concedida anualmente pelo ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN ao arquiteto de maior destaque, ainda é segredo, mas o estudante Milton Capetta Junior, de 23 anos de idade e já concluindo o ID_CURSO de Arquitetura, tem muito que se orgulhar. É dele o design das peças artísticas que simbolizam os prêmios nas três edições. Em 2000, quando foi dedicado in memorian ao próprio Gil Di Camilo, ele criou uma escultura usando sucatas e arame; no ano passado, fez uma escultura em ferro, que foi entregue ao arquiteto e professor Sérgio de Souza Barros. Para o prêmio de 2002, o estudante entalhou um pedaço de tronco de cedro-rosa, compondo anéis que representam os cinco anos de formação acadêmica do arquiteto. Proporcionando um efeito visual de espaços cheios e vazios, relevo e profundidade, que pode assumir um ar metafísico dependendo da luz incidente, os círculos nascem de um núcleo maciço, rústico, e se sustentam uns aos outros por pequenas pontes, que se pode entender como transições para os patamares mais elevados do conhecimento. A nobreza do material utilizado completa a planificação semiológica feita pelo autor. “A intenção que eu tive quando fiz essa escultura foi representar o sentido do trabalho do arquiteto. Se repararmos nos detalhes da peça, por dentro ela é toda rústica, representando como nós entramos na Faculdade. É um processo de entalhe que os professores fazem na gente até chegarmos num geral, que é representado pela forma polida, na parte externa. É justamente isso, a poda das arestas e o último o polimento final”, explicou Milton. O cedro-rosa, madeira que já é rara no Brasil, veio do Paraguai como descarte de serraria. Mais acostumado a trabalhar com sucatas de ferro e arame, o acadêmico foi primeiro aprender com artesãos da cidade a trabalhar com o formão, antes iniciar o recorte dos anéis da árvore, aproveitando deles as suas formas naturais. “Foi bem legal e interessante fazer esse trabalho”, resume o estudante. A escolha da madeira para compor o “Prêmio Rubens Gil de Camilo – CAU/Unigran 2002” foi feita pela coordenadora do ID_CURSO, professora Cynara Tessoni Bono, a propósito da temática da “X Semana Acadêmica de Arquitetura da UNIGRAN”. O evento prossegue hoje à noite com uma palestra e a solenidade de entrega do “III Prêmio Gil de Camilo”.