Exame da OAB/MS, em Dourados, será na UNIGRAN.

A Seccional de Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB/MS, realizará a segunda prova do seu “71º Exame de Ordem” em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados, neste domingo (13), com início ao meio-dia e término às 17h00. Em Dourados, o Exame da OAB será realizado na UNIGRAN.

Diferentemente da prova objetiva da primeira fase, aplicada no dia 16 de dezembro aos 457 inscritos, o exame de domingo é de caráter prático-profissional, em que os 262 bacharéis em Direito, classificados para esta fase, terão de confeccionar uma peça jurídica (petição, reID_CURSO etc.) e responder a quatro questões dissertativas no prazo de cinco DATA_HORAs. “As questões propõem situações-problema referentes à área que o bacharel escolheu no ato da inscrição”, explicou Osmar Jorge Cardoso, secretário da Secretaria de Exame de Ordem da OAB/MS.

Ao inscrever-se para o Exame de Ordem, o candidato deve indicar em que especialidade do Direito deseja ser sabatinado caso se classifique na prova objetiva. As opções são Direito Penal e Direito Processual Penal, Direito Civil e Direito Processual Civil, Direito do Trabalho e Direito Processual Trabalhista, Direito Tributário e Direito Administrativo. Segundo Osmar Jorge, a área Penal é a preferida da maioria dos bacharéis que farão as provas de domingo.

O secretário da OAB/MS informa ainda que a grande maioria dos candidatos que buscam a aprovação no “71º Exame de Ordem”, condição para poderem exercer a advocacia, é composta de recém-graduados em ID_CURSOs de Direito de todo o Estado. Dos 70 bacharéis que prestarão o Exame em Dourados, 56 são formados pela UNIGRAN.

A aprovação no Exame da OAB/MS, considerado um dos mais seletivos do país, é obrigatória para o exercício da profissão de advogado desde 1994. O percentual médio de aprovações nesse Exame é de 30%, o que provoca certa angústia nos profissionais recém-graduados. Contudo, conforme afirmou um dos secretários da OAB/MS, Oton José Nasser de Mello, durante uma palestra aos estudantes de Direito da UNIGRAN, em novembro, a OAB está procurando identificar e diminuir as situações que provocam tensão. O tempo de realização da prova subjetiva, por exemplo, foi ampliado de quatro para cinco DATA_HORAs.

Naquela mesma ocasião, ele aconselhou os universitários a não se importarem com comentários que reputam uma ou outra área do Direito como a mais difícil. Para Oton José, basta o acadêmico de Direito aplicar-se ao máximo durante todo o ID_CURSO e fazer o Exame de Ordem na área em que mais tenha afinidades. “A lei (nº 9.806/94, que estabelece a obrigatoriedade do Exame de Ordem) não fala que o exame tem de ser difícil ou fácil. Ela diz que nós temos que aplicar o conteúdo da matéria”, argumentou.