Formandos de Administração defendem projetos técnicos e colam grau amanhã.

Depois do desafio do “Provão 2001”, os acadêmicos dos 4º anos de Administração de Empresas e Administração Rural da UNIGRAN venceram outra etapa importante da vida acadêmica: defender seus projetos técnicos de criação de negócios perante bancas de professores, profissionais de mercado e empresários. O pró-reitor administrativo, Rubens Di Dio, patrono dos graduandos de Administração Rural, emocionou-se durante a aula da saudade, na segunda-feira, e disse estar envaidecido por ser o patrono da turma. “Eu estou emocionado e, depois do resultado do Provão, fiquei muito mais envaidecido, porque, ao ser patrono de uma turma B, a minha responsabilidade aumenta muito. Vocês são vencedores”, falou.

A solenidade de colação de grau dos ID_CURSOs da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis acontece nesta quinta-feira, no Ginásio de Esportes da UNIGRAN. Para chegar até aqui, os estudantes enfrentaram uma verdadeira maratona de atividades neste semestre que culminou na confecção de projetos de novos negócios, exigência para receberem o grau de bacharéis em Administração. Os ID_CURSOs de Administração de Empresas e de Administração Rural da UNIGRAN foram os primeiros do Estado a instituir esse requisito e a acrescentar a disciplina de “Elaboração e Análise de Projetos” à grade curricular.

A coordenadora dessa disciplina, no ID_CURSO de Administração de Empresas, professora Regina Célia Passos, explica que, após definirem o empreendimento que querem criar, os acadêmicos são orientados por professores de todas as disciplinas necessárias a fim de realizarem um trabalho completo e em nível de qualidade para ser apresentado a qualquer investidor.

Como resultado, os graduandos apresentaram projetos abrangentes, dentro do enfoque do Empreendedorismo, e centrados na realidade de Mato Grosso do Sul, trazendo contribuições para o desenvolvimento sócio-cultural-econômico do Estado. Nas bancas, realizadas entre quinta e sexta-feira passadas, estiveram os empresários Osmar de Matos Marques, do Restaurante Kikão, Nari Bocchi, da Bocchi Cereais, o gerente da CEF, Paulo Antunes Siqueira, e o veterinário da Seara Alimentos, Cézar Penso, além de diversos professores.

A professora Regina Célia é ainda responsável por envolver, na orientação não somente professores pertencentes ao ID_CURSO de Administração de Empresas como também de Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Psicologia, Direito, Ciência da Computação, Administração Rural, Ciências Contábeis, Letras e Educação Artística. “É um exemplo de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade que está dando certo, elevando cada vez mais o nível de qualificação dos formandos da UNIGRAN em Administração de Empresas para atuarem no mercado como profissionais e empreendedores”, definiu a professora.

No ID_CURSO de Administração Rural, o responsável pela disciplina de “Elaboração e Análise de Projetos”, professor Alceu Richetti, avalia que a obrigatoriedade de elaboração de um projeto técnico gera um comportamento empreendedor no aluno. “A elaboração de um projeto de negócio é importante porque o aluno tem de mobilizar todo o conhecimento que adquiriu no ID_CURSO para poder dar um embasamento teórico ao projeto, fazer pesquisas de mercado e consultar bibliografias. Assim, o estudante aplica os conhecimento de praticamente todas as disciplinas nesse trabalho. É o fechamento de tudo”, resumiu Alceu Richetti.

FOTO: “Depois de amanhã, essa turma de estudantes – felizes da vida na aula da saudade com o conceito B do Provão 2001 e a aprovação nas bancas de avaliação de projetos – já será de profissionais administradores rurais e administradores de empresas”.