Acadêmicos da UNIGRAN iniciam a arte de arquitetar fazendo pipas

Oficina mostra que planejamento é fundamental para arquitetos
Tudo o que é visto e tocado passa por arquitetura e criação. Foi por isso, que para dar as primeiras noções do que é arquitetar e planejar, o ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN ofereceu aos seus calouros uma oficina de construção de pipas. A atividade faz parte do projeto Recém-Ingresso, que objetiva acolher, nivelar e orientar os novos acadêmicos da Instituição. O objetivo de construir a pipa, segundo o ministrante da oficina, Magno Missiriam, era fazer com que os alunos produzissem algo de forma lúdica. “A pipa dá possibilidades diversas tanto na estética, na tecnologia, quanto na questão de poder inovar e isso faz parte da arquitetura”, afirma o professor. Os calouros foram divididos em sete grupos, cada um compôs um projeto e, a partir dele, colocaram em prática as ideias propostas. Segundo o ministrante, “o planejamento é fundamental para a arquitetura, sem planejar é inviável construir qualquer coisa”. Além da dinâmica de construir a pipa, o professor Magno também fez uma brincadeira com os calouros. Os alunos testaram a resistência do bambu, pisando em cima do material erguido do chão pelo restante dos colegas. A atividade fez com que os acadêmicos conhecessem mais uma matéria prima para construção. “O bambu pode ser tão resistente quanto o aço, só que em nossa região ainda é pouco utilizado”, explicou Missiriam. (IO/MC)