UNIGRAN forma educadores em cinco áreas do conhecimento

Presidente de honra da UNIGRAN Murilo Zauith destacou na colação de graus a importância do educador por transmitir o conhecimento aos alunos
A cerimônia de colação de graus das turmas de 2009 dos ID_CURSOs de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Matemática e Pedagogia, nesta segunda-feira (14) foi marcada pela vibração de formandos e de seus familiares. Enquanto no palco os acadêmicos aplaudiam e gritavam a cada entrada de professores e formandos; na platéia, os familiares exibiam cartazes em agradecimento aos novos educadores, por persistir e concluir um ID_CURSO universitário. A formatura dos acadêmicos da Faculdade de Educação foi destacada pelo presidente de honra da UNIGRAN e vice-governador Murilo Zauith. “Ser professor é ser responsável por transmitir o conhecimento. Durante a faculdade vocês tiveram mestres e doutores. A partir de agora serão vocês que vão transmitir esse conhecimento aos seus alunos e sabemos o quanto estão preparados para enfrentar esse desafio”, disse o presidente de honra. Mais do que lecionar em sala de aula o professor assume o papel de educador pela responsabilidade de formar cidadãos e não apenas profissionais. “O professor é a peça mais importante para o ser humano adquirir o conhecimento. Essa profissão tão sublime que vocês escolheram é uma das mais importantes porque é ela que forma cidadãos para a vida, o mercado de trabalho, e encaminha as pessoas ao sucesso pessoal e profissional”, ressaltou Murilo Zauith. Vanderlei Berto Júnior, coordenador do ID_CURSO de Ciências Biológicas, foi o paraninfo dos formandos da Faculdade de Educação 2009. No seu pronunciamento disse que a comemoração dos educadores e dos familiares são frutos de um trabalho em equipe. Destacou que o excelente conceito que a UNIGRAN obteve do Ministério da Educação - conjunto de professores mestres e doutores e estrutura de ponta - são conquistas de ter na instituição alunos dedicados e compromissados com o futuro profissional e ao bem estar da sociedade. “Trabalhamos juntos. Não foi fácil. Sabemos o quanto foi árduo vocês perderem finais de semana para se dedicar aos estudos. Mas valeu a pena. Hoje, vocês são educadores e sabemos que estão preparados para desenvolver um brilhante trabalho na educação do nosso país”, concluiu o paraninfo das turmas. A formanda oradora da Faculdade de Educação aproveitou para agradecer os professores que durante os anos de faculdade souberam acolher os acadêmicos e prepara-los para essa nova caminhada pessoal e profissional. “A formatura foi um momento muito desejado por todos nós. Agora, bate a saudade dos momentos que passamos juntos, das provas, das festas, das grandes e boas amizades que vamos carregar para o resto da vida. Obrigado mestres por nos acompanhar nessa caminhada”, destacou a formanda Rosangela Oliveira Fidelis. A cada disID_CURSO, familiares e alunos gritavam e comemoravam a solenidade de outorga de graus. Faixas, apitos e buzinas foram alguns dos instrumentos utilizados pelas famílias como forma de demonstrar a alegria de ter um filho ou um amigo se formando na UNIGRAN. O nome de turma do ID_CURSO de Artes Visuais homenageou a professora Sheila Guimarães e como patrono o professor Paulo Rigotti. De Ciências Biológicas, o nome de turma foi a professora Lucinete Regina Colombo e a patronesse, Ayd Mary Oshiro. Na Educação Física diurno o nome de turma foi para o professor Luiz Valdomiro Ferrigolo, que também foi patrono da turma do noturno. Já o nome de turma da Educação Física noturna foi a professora Zélia Milani Parizotto, patronesse da turma diurno. O ID_CURSO de matemática escolheu como nome de turma a professora Vanilda Alves da Silva e patronesse Maria Regina dos Santos Faria. Na pedagogia a homenageada como nome de turma foi Lúcia Eugênia Pittas Martini e patronesse Iuderce Michelan de Almeida. (FV)