Para ser líder não é necessário ser chefe, diz consultor de empresas

Aly Baddauhy Junior ministrou palestra na UNIGRAN para empresários, funcionários de setores administrativos e a comunidade acadêmica em geral
O consultor de empresas e palestrante motivacional Aly Baddauhy Junior diz que para ser líder no ambiente de trabalho não é necessário ser o chefe do setor. Basta apenas saber enxergar o sistema empresarial como um todo, ensinar os colegas de trabalho a desenvolver melhor suas funções e ter responsabilidade. Aly Baddauhy foi palestrante na noite desta quarta-feira, na UNIGRAN, em evento organizado pela TV Morena e a UNIGRAN NET. Empresários e funcionários de setores administrativos e acadêmicos das diferentes áreas de atuação acompanharam a palestra, que teve como tema “Liderança – o fator do resultado”. Fazendo um paralelo da denominação entre “chefia” e “liderança”, o consultor enfatizou que o primeiro refere-se a velhas organizações que mantém tradição antiga e ultrapassada. “O chefe obriga os funcionários a trabalhar e se baseia no poder coercitivo, de colocar medo nas pessoas”, disse ele. “O líder não. Esse sujeito é aquele que observa o seu entorno e sempre procura melDATA_HORAr o meio ambiente de trabalho, estando sempre disposto a ajudar os colegas”, frisa o consultor, observando que, uma empresa pode ter cem funcionários e cem líderes. Para identificar se uma empresa tem um chefe ou um líder, Aly Baddauhy pontuou alguns “sintomas” típicos de uma pessoa com sérias características de chefe, que são: problemas trabalhistas (reuniões onde faz duras críticas aos funcionários); rotatividade de funcionários (as pessoas saem do trabalho não por causa da empresa, mais sim do chefe); e vingança ao patrimônio da empresa (funcionário só cuida da empresa na medida em que a mesma cuida dele). Apontados os sintomas, considerados pelo consultor como uma doença de chefia que atinge empresas e instituições, Aly Baddauhy destacou que ser líder não se reporta ao cargo ocupado dentro do local de trabalho. “Liderança não é a posição desenvolvida na empresa. É a pessoa, são as suas atitudes, o seu comprometimento para com um todo”, assinala o consultor. Durante quase duas DATA_HORAs de palestra, falou sobre a diferença entre líder e chefe e explanou as melhores formas de se trabalhar com o público interno e externo das organizações empresariais. Aly Baddauhy Junior atua desde 1993 no desenvolvimento de pessoas – em áreas, como motivação, vendas e finanças. Ainda é autor de livros e ID_CURSOs em DVD. (FV)