Melhores teses de doutorado do país recebem premiação

Foram premiadas 38 teses de cada área do conhecimento, com medalhas e certificados da Capes (Foto - Fabiana Carvalho)
Portal MEC - A tese Fusão de Dados em Redes de Sensores sem Fios foi uma das três vencedoras do Grande Prêmio Capes de Teses. O trabalho foi selecionado como o melhor da área de ciências exatas e da terra. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de quarta-feira, dia 22, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília. “Estudei como medir qualquer ID_TIPO de grandeza, como temperatura, umidade ou velocidade do vento”, explicou o autor, Eduardo Freire Nakamura. “Com os dados, é possível, por exemplo, monitorar níveis perigosos de gases na atmosfera, a quantidade de poluentes num rio ou detectar incêndios em florestas”, exemplificou. Além do trabalho de Nakamura, que defendeu a tese no programa de pós-graduação de ciência da computação da Universidade Federal de Minas Gerais, outros dois foram premiados. Na área de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e linguística, letras e artes, o vencedor foi Sérgio Adas, da Universidade de São Paulo, com O campo do Geógrafo: Colonização e Agricultura na Obra de Orlando Valverde (1917-1964); na de ciências da saúde e agrárias, Rogério de Castilho Jacinto, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), campus de Piracicaba, com Relação da Sintomatologia com a Presença de Microorganismos e Endotoxinas em Canais Radiculares com Necrose e Suscetibilidade Antimicrobiana de Bactérias Anaeróbicas Estritas. Na cerimônia, também receberam prêmios 38 teses de destaque em cada área do conhecimento. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a excelência do ensino de pós-graduação deve se traduzir na educação básica. “Para que a pós-graduação continue a avançar, precisamos dar atenção semelhante aos estágios iniciais da educação [e] a comunidade científica precisa assumir, com a Capes, o compromisso de melDATA_HORAr a qualidade da educação básica.” Premiação - O Grande Prêmio Capes de Teses selecionou os três melhores trabalhos entre os 38 escolhidos pelo Prêmio Capes, que é outorgado ao melhor trabalho selecionado em cada uma das áreas do conhecimento. O Grande Prêmio é entregue à melhor tese escolhida nos grupos de grandes áreas - ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias; engenharias e ciências exatas e da terra; e ciências humanas, lingüística, letras e artes e ciências sociais aplicadas, bem como na área de ensino de ciências. Os ganhadores do Prêmio Capes receberam medalha, certificado e bolsas de pós-doutorado. Os vencedores do Grande Prêmio receberam ainda US$ 15 mil oferecidos pela Fundação Conrado Wessel. Saiba mais sobre os ganhadores e os prêmios na página eletrônica da Capes. (Maria Clara Machado)