Ouvidoria Acadêmica amplia canais de comunicação na UNIGRAN

Ouvidora Nelma Garcia atende no Bloco II, no setor anexo à Secretaria de Extensão.
A Ouvidoria Acadêmica é uma instância criada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIGRAN (Consepe), como espaço de participação dos estudantes na gestão pedagógica e administrativa da instituição. “Essa é uma forma de atender melhor ao nosso público”, diz a ouvidora Nelma Garcia Carvalho. Ela é encarregada de receber e dar encaminhamento às colocações da comunidade acadêmica, de acompanhar as providências tomadas e informar o público sobre as decisões . Na UNIGRAN, os alunos tem acesso direto às coordenações de ID_CURSOs, por exemplo, para fazerem sugestões, críticas ou elogios. As avaliações institucionais são outro meio importante de manifestação dos acadêmicos, e também de professores e funcionários, para que todos tenham voz participativa. De acordo com a reitora Rosa Maria D’Amato De Déa, a Ouvidoria Acadêmica se insere na Instituição como um setor fundamental, com sua atuação independente e autônoma. “É um canal de comunicação, por onde a comunidade acadêmica pode se manifestar, fazer suas colocações, sugestões, críticas e solucionar possíveis problemas não resolvidos primeiramente, na Coordenação ou setor de serviços. Com isso, a UNIGRAN espera aperfeiçoar suas funções e ampliar a comunicação com a comunidade”, disse a reitora. Ela explica que outro papel importante da Ouvidoria é subsidiar o planejamento institucional, com informações sobre diversos aspectos da UNIGRAN. A Ouvidoria Acadêmica funciona no Bloco II, em sala anexa à Secretaria de Extensão. O atendimento é feito de forma sigilosa, pessoalmente, ou pelo e-mail ouvidoria@unigran.br. (JR) Regulamento Funcional São objetivos da Ouvidoria: assegurar a participação da comunidade na Instituição, para promover a melhoria das atividades desenvolvidas; reunir informações sobre diversos aspectos da instituição, com o fim de subsidiar o planejamento institucional; receber, analisar, encaminhar e responder ao cidadão/usuário suas demandas; fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão; garantir ao cidadão o direito à informação. As formas de atuação da Ouvidoria são: ouvir as reclamações, denúncias, elogios, solicitações, sugestões, ou esclarecer as dúvidas sobre os serviços prestados; Receber, analisar, encaminhar as manifestações dos cidadãos aos setores responsáveis; Acompanhar as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o cidadão informado; Responder com clareza as manifestações dos usuários no menor prazo possível São atribuições da Ouvidoria Acadêmica: I - Exercer a função de representante da comunidade junto à IES com transparência, integridade e respeito; II - Estabelecer canais de comunicação de forma aberta e objetiva, procurando sempre facilitar e agilizar as informações; III - Encaminhar prontamente a questão ou sugestão apresentadas à área competente e acompanhar seu desenvolvimento; IV - Exercer as atividades com independência e autonomia buscando a desburocratização; V - Agilizar a remessa de informações de interesse do usuário ao seu destinatário; VI - Acompanhar o andamento dos procedimentos, verificando o cumprimento do prazo estabelecido para sua solução, fazendo constar no relatório mensal aqueles não atendidos; VII - Identificar e sugerir soluções de problemas ao dirigente do setor em que ocorre; VIII - Propor a correção de erros, omissões ou abusos cometidos no atendimento à comunidade; IX - Atuar na prevenção e solução de conflitos; X - Fomentar a participação do cidadão no controle e decisões dos atos praticados pelos gestores dos serviços prestados pelo Centro Universitário da Grande Dourados.