UNIGRAN se mobiliza na Campanha da Fraternidade

Comunidade acadêmica participou do ato ecumênico promovido ontem, pela Pastoral Universitária da UNIGRAN.
Acadêmicos e professores da UNIGRAN abraçaram a Campanha da Fraternidade. Nesta terça-feira, o Espaço de Eventos da instituição atraiu mais de 1,3 mil pessoas no culto ecumênico “Unidos pela paz”, presidido pelo padre Crispim Guimarães, coordenador da Diocese de Dourados, e pelo pastor Sérgio Nogueira, diretor do Seminário Batista. Em Dourados, várias entidades aderiram a Campanha da Igreja Católica sendo a UNIGRAN pioneira entre as instituições de Ensino Superior. Com o tema “Fraternidade e Segurança Pública”, e o lema “A paz é fruto da justiça”, a celebração foi realizada com a participação dos 28 ID_CURSOs de graduação da UNIGRAN em forma de convite à reflexão sobre a necessidade e a importância de se construir uma comunidade acadêmica fraterna. Antes do início da celebração cantores de músicas gospel animaram a comunidade com canções de louvor. O ato ecumênico começou com a procissão de símbolos ao altar, com o pão (corpo sem pecado), o vinho (a vida perfeita), a bíblia (a palavra de Deus), a água (ação do Espírito Santo) e a corrente (os vícios que impedem a viver como filhos de Deus). Todos eles carregados pelos acadêmicos. Padre Crispim e pastor Sérgio destacaram a importância das pessoas serem pacificadoras da paz, do amor, da união. A paz, tema da Campanha, foi proposta pelo pastor Sérgio em quatro grandes dimensões: com a própria pessoa, com a natureza, com o próximo e com Deus. O ato ecumênico foi a primeira ação desenvolvida pela Pastoral Universitária da UNIGRAN, onde acadêmicos, professores e funcionários buscam maior integração entre ciência e fé, entre fé e vida, além de estimular vivências de valores referenciais, articulados no ver, julgar, agir, avaliar e celebrar, em sintonia com o ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos pela UNIGRAN. A celebração se estendeu por quase duas DATA_HORAs, com orações e músicas de louvor. No orar, unidos pela fé, uma grande corrente humana se formou na oração do Pai Nosso. A acadêmica Eliana Viegas, de Estética e Cosmetologia, descreve a sensação ao participar de momentos de celebrações ecumênicas. “É bom para o corpo e a alma. Deixar os estudos de lado de vez em quando para participar de momentos como esse é muito importante para refletirmos a nossa passagem aqui na terra, nossos valores, princípios e o amor e dedicação com o próximo”, relata a estudante. A mesma opinião compartilha Andréia Vieira, de Ciências Biológicas. “São momentos como esses que faz a gente refletir como pessoa e profissional”. Com a grande participação da comunidade acadêmica, a Pastoral Universitária tem como objetivo realizar outros atos ecumênicos no decorrer do ano. O pró-reitor administrativo, Rubens Di Dio, representante da UNIGRAN na Comissão Organizadora da Campanha em Dourados, recebeu o convite do pastor Sérgio e do padre Crispim para realizar periodicamente ações de louvor e fé dentro da universidade. (FV)