“Amigo do Índio” completa dez anos de parcerias com a UNIGRAN.

Em café da tarde na segunda-feira, 23, professores comemoram o aniversário e iniciaram discussão sobre novos projetos para as Aldeias de Dourados.
Parceira da UNIGRAN nas atividades de extensão juntos às comunidades indígenas de Dourados, a Amigo do Índio (AmI) está comemorando seus dez anos de fundação. Para celebrar o aniversário, um café da tarde foi organizado no NAM, nesta segunda-feira, com integrantes da organização e participantes de projetos. Durante a reunião, foram discutidas as ações já realizadas pela AmI e as propostas para 2009. Coordenadores dos ID_CURSOs da UNIGRAN foram convidados a participar do evento, realizado na Aldeia Jaguapiru, com o objetivo de avaliar novos projetos voltados para cada área de conhecimento. A coordenadora da AmI, professora Érika Kanetta Ferri disse que a visita serviu para sensibilizar os professoras, no sentido de eles desenvolverem mais ações tanto no núcleo da Jaguapiru quanto no NAM da Aldeia Bororó. “Queremos retomar as atividades da Brinquedoteca, por exemplo, já que as aulas de futebol, computação e artes manuais acontecem semanalmente”, disse a professora Érika. A pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, Terezinha Bazé de Lima, lembra que a Instituição é a única no país que possui núcleos de extensão e estágio, inseridos na comunidade indígena. Por isso, ela destacou a importância das parecerias. A pró-reitora falou sobre a interação entre os ID_CURSOs e as comunidades de diferentes culturas. A professora Bazé lembrou ainda da parceria entre a UNIGRAN e a FUNAI que possibilita que o aluno índio estude na Instituição gratuitamente através do Programa de Apoio ao Estudante Indígena (PAEI). A UNIGRAN é a instituição de ensino superior com maior número de estudantes indígenas matriculados, em torno de 70 acadêmicos. Para garantir o beneficio do PAEI os alunos participam dos eventos de extensão promovidos nos núcleos da Instituição dentro das Aldeias, uma forma de retorno do que aprendem para melhoria da comunidade. O responsável pelo NAM Jaguapiru, Fernando Souza, egresso do ID_CURSO de Agronegócios da UNIGRAN, disse que a parceria da UNIGRAN com a AmI é fundamental, pois possibilita ações dentro da comunidade indígena. “A parceria tem proporcionado ações, no sentido de promover a formação, informação e o conhecimento para crianças, jovens e outros membros da nossa comunidade”, falou. Fernando Souza disse que a reunião serviu para reflexão dos procedimentos realizados pela AmI, nesses dez anos, para pensar nas ações bem-sucedidas e no que pode melDATA_HORAr. “A partir daí, nós vamos estar reformulando, reestruturando nossas ações para que este espaço possa ser melhor utilizado no contexto atual”, finalizou. O pró-reitor Administrativo, Rubens Di Dio, falou sobre a criação dos NAM e da parceria entre a UNIGRAN e a AmI. Para ele o mais importante é o amor que a Instituição tem pela causa indígena e pelas realizações nos núcleos. “A partir do momento que a UNIGRAN convoca professores a virem aqui, disponibiliza salas de reID_CURSOs múltiplos, mostra esse sentimento”, disse. Para a responsável pelo NAM-Bororó, Edna Silva de Souza, o contato entre diferentes culturas é importante, tanto para a comunidade indígena quanto para os acadêmicos. “É bom intensificar a presença dos universitários, até para eles verem que próximo da cidade existe um outro mundo cultural, diferente daquilo que eles são acostumados a ver”, afirmou. Os professores também homenagearam pessoas importantes para a criação e manutenção da AmI, como o presidente de honra da UNIGRAN e vice-governador do Estado, Murilo Zauith, que está dentre as pessoas que mais apóiam as realizações nas Aldeias da região de Dourados. A comemoração alcançou seu objetivo, sensibilizando e fazendo com que os coordenadores desenvolvam novos projetos de atuação nos NAM para intensificar as atividades da UNIGRAN nas comunidades indígenas de Dourados. A “Amigo do Índio” é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), voltada para a promoção social e inclusão do índio na educação e mercado de trabalho. (MC)