Em dia de festa no NAM, famílias indígenas recebem acadêmicos da UNIGRAN.

Brincadeiras promovidas pelos acadêmicos da UNIGRAN garantiram a diversão para as crianças e adolescentes da Aldeia Bororó, sábado.
Integração entre as famílias e diversão para a criançada. O sábado à tarde foi especial para os indígenas da aldeia Bororó, que receberam no Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) acadêmicos da UNIGRAN, em grande festa que reuniu num só lugar vários ID_TIPOs de brincadeiras. Adultos e crianças se juntaram na confraternização, promovida pelo Amigo do Indío e UNIGRAN. O Núcleo da Bororó tem como principal característica a promoção e o resgate de atividades culturais. Durante os dias da semana, projetos sociais são desenvolvidos em parceria com entidades. Os adultos, por exemplo, recebem aula de alfabetização, nas línguas portuguesa e guarani, e ainda participam de ID_CURSOs, com o Senar, como o de reaproveitamento de alimentos, fabricação de detergente e sabão. Nessa semana inicia o ID_CURSO de controle de formigas cortadeiras. Crianças e adolescentes tem aula de violão, flauta e reforço escolar. E como dia de festa é motivo de muita alegria, acadêmicos deixaram tudo preparado para receber as famílias da Aldeia Bororó. Numa grande varanda do Núcleo eles montaram mesas e cadeiras para abrigar os adultos, que fizeram roda de conversa, aproveitando para colocar a conversa em dia. Atentos, observavam os filhos, que se divertiram com os acadêmicos nos jogos de futebol e betis (taco), e brincadeiras de pega-pega, dominó, dama e cama elástica. Mas a diversão não foi somente para as crianças. Os acadêmicos entram no ritmo, pois são eles que promovem à tarde de lazer. “É muito bom ver tanta gente reunida, mães, pais e crianças. O bom disso tudo é a interação e a troca de experiência entre todos nós”, disse a estudante de Educação Física, Elenice Genes. Ela coordenou a cama elástica. “Eu me diverti bastante e posso dizer que todas as pessoas aproveitaram muito o lazer”. A indígena Nerli Benites, 43 anos, foi uma das primeiras a chegar ao Núcleo. Acompanhada dos filhos de 5 e 10 anos, aproveitou para conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelo NAM, decidindo participar do programa de alfabetização. “São oferecidos vários serviços aos indígenas. O bom é que posso trazer meus filhos quando eu estiver em aula, disse ela, se referindo ao atendimento às crianças pelo NAM, enquanto os pais estão em horário escolar. E as novidades do NAM Bororó não param. Para este ano, segundo a coordenadora do Núcleo, Edna Silva de Souza, será implantado a escolinha de futebol, sala de informática e os projetos de horta e pomar. Todos eles vão ter a UNIGRAN como parceiro na preparação das atividades. “Os projetos desenvolvidos no Núcleo é importante para os indígenas”, frisa a coordenadora. Ela cita, por exemplo, que depois de participarem dos mini-ID_CURSOs, as mulheres passaram a criar pequenas cooperativas de produção de artesanato e materiais de limpeza, como fonte de renda alternativa. “Elas passaram a se organizar em grupos, desenvolvendo o espírito de empreendedorismo”. (FV)