Fisioterapeuta formada na UNIGRAN ganha bolsa de mestrado da Fundação Ford.

Indígena Romilda Marques (esq.) vai realizar pesquisa de mestrado na Reserva de Dourados, sua dedicação é destacada pela professora Angela Midori.
Em busca de aperfeiçoamento profissional, a fisioterapeuta indígena Romilda Marques, formada na UNIGRAN, foi selecionada para compor o quadro de bolsistas de pós-graduação da Fundação Ford. A conquista veio através de muito esforço. Desde o ano passado ela vinha desenvolvendo o projeto de pesquisa, voltado à atenção da melhor idade na Reserva Indígena de Dourados. A aprovação foi comemorada com muito orgulho. “Meu grande sonho é trabalhar na área acadêmica, ser professora. Vejo que agora vou poder realizar minha carreira profissional e ainda poder ajudar os indígenas que tanto precisam de acompanhamento na área da saúde”, disse a fisioterapeuta. Ela conta que conheceu a Fundação Ford através da Pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé, que lhe apresentou o programa e a encorajou a participar do processo de seleção. A concorrência foi grande – 1.525 candidatos disputaram 45 vagas. Intitulado “O idoso indígena na sua inserção junto a programas de ressocialização e interação com profissionais de saúde indígena”, o projeto de pesquisa tem a orientação da professora Juliana Loprete Cury, do ID_CURSO de Fisioterapia. Entre os objetivos a serem estudados, Romilda Marques vai analisar a interação entre os profissionais da saúde indígena (sabedoria científica) com os indígenas idosos (sabedoria popular), que participam dos Núcleos de Atividades Múltiplas (NAM), da UNIGRAN, presente nas aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados. Desde 1999, através de convênio com a Funai, a UNIGRAN fornece subsídios as comunidades indígenas para resgatarem suas raízes, terem acompanhamento jurídico, de assistência social e proporcionar atenção necessária em tratamentos e reabilitação em áreas da saúde, além de promover lazer e trabalhar com aulas de informática, música e produção de artesanato. Além disso, o convênio estabelece ainda bolsas de estudos para os indígenas fazerem um ID_CURSO superior na UNIGRAN. E foi com essa oportunidade que Romilda Marques concluiu sua faculdade em 2006. Com a nova conquista, de cursar a pós-graduação, ela arrancou admiração dos colegas da Reserva Indígena, que querem seguir seus passos. “Eu me dediquei muito para alcançar meus objetivos profissionais e todo esse esforço está servindo de inspiração para o meu povo buscar outros horizontes, estudar e ser profissional de sucesso”, comentou a fisioterapeuta. A dedicação de Romilda é confirmada pela coordenadora do ID_CURSO de Fisioterapia, Angela Midori Kuraoka de Oliveira. “Ela sempre foi uma aluna esforçada. Prova disso que vai cursar uma pós-graduação para seguir o seu sonho, a carreira acadêmica”, disse a coordenadora. Ela destaca a missão institucional da UNIGRAN com a comunidade indígena, onde todos os anos forma profissionais em vários campos de atuação. O programa de bolsas de pós-graduação da Fundação Ford é dividido em três etapas: pré-acadêmica, acadêmica e pós-bolsista. Romilda Marques está na primeira fase e esse ano irá se dedicar em ID_CURSOs extracurriculares para ingressar no mestrado em 2010. Todas as despesas de pesquisas e ID_CURSOs são custeadas pelo programa. A Fundação Ford é uma entidade criada nos Estados Unidos para ser uma fonte de apoio a pessoas e instituições inovadoras em todo o mundo, com o objetivo de oferecer oportunidades a diferentes gêneros sociais, sendo prioridade, pessoas negras, indígenas, ou provenientes de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas e educacionais. No Brasil, o programa é administrado pela Fundação Carlos Chagas, que seleciona os bolsistas com base em seu potencial acadêmico e de liderança, além do compromisso com a solução de problemas de sua comunidade, grupo social, região ou país. (FV)