Acadêmicos da UNIGRAN avaliam atuação da assistência social em fazenda.

Atividade pedagógica na Escola da Fazenda Campanário – estagiários de Serviço Social pesquisam a opinião dos trabalhadores nessa propriedade.
Acadêmicos do ID_CURSO de Serviço Social da UNIGRAN estão realizando um projeto de avaliação da assistência social, em uma grande propriedade rural de Laguna Carapã. Com cerca de 40 mil hectares, a Fazenda Campanário emprega 300 trabalhadores, e a maioria deles mora no local com suas famílias. Para atender às demandas por serviços de saúde e educação, principalmente, a fazenda opera em parceria com o poder público. A assistente social Patrícia Manzoni, graduada no ID_CURSO de Serviço Social da UNIGRAN, é uma dos responsáveis pelo planejamento e organização não só de serviços essenciais, como escola e os atendimentos médico e odontológico, como também pelas atividades voltadas para as mulheres e crianças. “Os maridos trabalham e as esposas acabam tendo seu tempo vago, as crianças estudam um período, no outro ficam ociosas, então, a gente está trazendo mais projetos para a comunidade”, explicou. Há dois meses no cargo, Patrícia disse que os projetos estão sendo preparados juntamente com a Prefeitura e o Centro de Referência em Assistência Social de Laguna Carapã. Eles são direcionados à capacitação profissional das mulheres e à geração de renda complementar para as famílias. Para as crianças e adolescentes, o objetivo é melDATA_HORAr a educação e a integração com a população da vizinhança. Na semana passada, acadêmicos de Serviço Social da UNIGRAN passaram dois dias na fazenda, procurando conhecer a opinião dos trabalhadores acerca da assistência oferecida. “Nós estamos em fase de estágio supervisionado, e levamos os nossos alunos para conhecer o trabalho da Patrícia, e saber se o Serviço Social está agradando ou não na realização dos projetos, e o feedback foi muito bom”, disse a coordenadora do ID_CURSO, professora Edna Strujak. Ela contou disse que sessenta casas foram visitadas. Também, foi desenvolvido um trabalho com as crianças, sob responsabilidade da professora Tatiane Fernandes Barbosa. Cento e quarenta alunos estudam na Escola Municipal que funciona na Fazenda e atende ainda à comunidade indígena. (JR)