ID_CURSO de Biomedicina discute avaliação, diretrizes e mercado de trabalho.

Professora Valdelice Burgos assinalou que a pesquisa deve ser levada a sério desde o início do ID_CURSO.
A Coordenação de Biomedicina da UNIGRAN realizou, nesta terça-feira, reunião com professores e acadêmicos do ID_CURSO, no Anfiteatro do Bloco I da Instituição. O encontro serviu para inserir os calouros em assuntos como avaliação institucional, diretrizes curriculares e mercado de trabalho. De acordo com a professora Valdelice Oliveira Burgos, coordenadora do ID_CURSO, a avaliação institucional feita pelos acadêmicos no ano passado foi satisfatória. “Os pontos levantados servem para nos dar ânimo e, também, para sabermos que estamos no caminho certo”, declarou. O objetivo principal da reunião foi demonstrar que o biomédico tem formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. A coordenadora assinalou que os acadêmicos devem ter acesso às diretrizes curriculares que orientam para os princípios éticos inerentes ao exercício profissional. “A pessoa formada em Biomedicina deve atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde; sensibilizando-se e comprometendo-se com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o”, disse. A coordenadora considera que o mercado de trabalho do biomédico é amplo e necessita de profissionais especializados, mas é preciso que o aluno, após a formação, continue estudando, especializando-se. Ela falou também que os acadêmicos de Biomedicina já possuem a tradição de se cadastrarem no “Curriculum Lattes” e explicou para os calouros a importância desse cadastro, já que se trata da maneira de disponibilizar publicamente o histórico de sua vida acadêmica. “Nós tentamos também sensibilizar os acadêmicos quanto aos projetos de extensão que ocorrem durante o ano e quanto à pesquisa de iniciação científica, que deve ser levada a sério desde cedo”, afirmou. (BD)