UNIGRAN apóia e valoriza calouros através do projeto recém-ingresso.

Com jogos e brincadeiras orientados por professores, recepção aos novos alunos foi descontraída, nesta segunda-feira.
Como forma de recepcionar os calouros e dar boas-vindas, a UNIGRAN iniciou ontem (18) a sétima edição do projeto “Recém-Ingresso”. A confraternização das turmas foi realizada no anfiteatro, junto ao pátio “Multicultural” dos novos blocos da Instituição. A programação do evento foi realizada nos períodos da manhã e da noite, para todos os 28 ID_CURSOs presenciais da Instituição. Para proporcionar ao aluno vínculos afetivos com a Universidade, todos os coordenadores de ID_CURSOs, pró-reitores e diretores foram apresentados aos calouros. A reitora, Rosa Maria De Déa, fez a abertura do encontro apresentando a UNIGRAN aos novos estudantes. Ela definiu que a entrada dos alunos na universidade é a realização de um sonho para se tornar um profissional reconhecido. “É muito gratificante fazer parte do sonho de vocês, nós nos sentimos honrados com essa escolha e vocês devem sentir-se, também”, falou. Ressaltando que a maioria dos mais de seis mil profissionais graduados na Instituição construiu carreiras sólidas, aqui no Estado e em várias outras regiões do país, ela destacou a importância da estrutura de ensino na boa formação acadêmica e da expansão do conhecimento para regiões que não possuem universidade, por meio da UNIGRAN Net, presente em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, como também em cinco países do exterior. “Nossos ID_CURSOs têm duas características muito importantes, reconhecidas no país todo, que é a sua qualidade de ensino, resultado de uma estrutura física excelente (inclusive, segundo avaliações do MEC), e de um corpo docente altamente qualificado”, afirmou. Em seguida, os professores do ID_CURSO de Educação Física, Rogério Montes e Carlos Muchão, realizaram uma integração acadêmica por meio de atividades culturais e recreativas. Cada turma se reuniu, e os professores iniciaram as competições. Entre as brincadeiras da gincana, foi destacado o calouro mais jovem e mais velho, sendo que dos ID_CURSOs matutino a menor idade foi de 16 anos (Farmácia) e o calouro de maior idade, de 63 anos (Psicologia). A competição se estendeu por mais de duas DATA_HORAs, as brincadeiras, em sua maioria, eram de colher o maior número de objetos de cada turma (escova de dente e cabelo, alicate, sanduíche, entre outras). A importância da recreação consiste na forma de conscientizar os calouros a banir as brincadeiras inapropriadas e o trote de mau gosto, que é proibido na UNIGRAN. Durante as apresentações da gincana muitos talentos se revelaram. No palco, um integrante de cada turma teve um minuto para demonstrar habilidades artísticas. Cantores, dançarinos, contadores de piadas e roda de capoeira foram alguns dos dotes que fizeram a platéia vibrar e aplaudir. Para a caloura Gabriela Mendonça Cherri, de 19 anos, do ID_CURSO de Estética e Cosmetologia, foi interessante interagir com acadêmicos de outros ID_CURSOs. “A recepção foi muito calorosa, conheci alunos de outros ID_CURSOs e me diverti bastante com as brincadeiras”, afirmou. Já para o acadêmico Felipe Dias, 18, de Administração de Empresas, “o projeto Recém-Ingresso é um estimulo para os alunos sentirem-se em casa, além da grandeza de participar dos seminários que são oferecidos para acrescentar conhecimento em nosso aprendizado”, relatou. Palestras e oficinas Durante toda a semana, haverá palestras sobre diversos temas voltados à formação cidadã e humanística dos estudantes. A programação geral do projeto se estende em dias alternados até o mês de abril. São oferecidos aos calouros ID_CURSOs e oficinas para reduzir o impacto da transição do ensino médio para o nível universitário. Cada turma terá oficinas específicas em sua respectiva área de ensino e o calouro que participar ganhará certificado. (FV)