Membro do Conselho de Psicologia fala ética profissional na UNIGRAN.

Mariene Naegeli esclareceu dúvidas de acadêmicos do 2º e 5º ano de Psicologia sobre filiação e fiscalização da atividade profissional.
A Coordenação do ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN realizou, ontem, a palestra “Sistema Conselhos”, no Anfiteatro da Instituição. Segundo a fiscal do Conselho Regional de Psicologia do Mato Grosso do Sul Mariene Naegeli, que ministrou palestra aos acadêmicos do 2º e 5º anos de Psicologia, o “Sistema Conselhos” é uma autarquia de direito público que abrange os Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia. “O Sistema Conselhos tem o objetivo de orientar, fiscalizar e disciplinar a profissão de psicólogo, zelar pela fiel observância dos princípios éticos e contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão”, afirmou. Ela disse ainda que o psicólogo não pode trabalhar com práticas alternativas não reconhecidas pelo Conselho. De acordo com a palestrante, para possuir a carteira profissional de psicólogo o recém-formado deve realizar a inscrição com o preenchimento de um formulário e pagamento de uma taxa ao Conselho. “O Plenário analisa a documentação, autoriza e confecciona a carteira provisória com validade de dois anos; depois que o acadêmico apresentar o diploma, ele recebe a carteira definitiva”, declarou. Ela explicou ainda que, para a inscrição, é necessário o certificado de conclusão de ID_CURSO, documentos pessoais e foto. (BD)