Acadêmicos de Odontologia iniciam estágios nas unidades de saúde da Prefeitura.

Coordenadora de Saúde Bucal, Maria Piva, destacou a importância do estágio na formação profissional, em palestra na UNIGRAN, nesta segunda-feira.
Estudantes do primeiro ano de Odontologia começaram, nesta segunda-feira, a fazer estágios de observação em Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família da Prefeitura de Dourados, por meio de um programa oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, dentro da parceria estabelecida entre a UNIGRAN e a Coordenação de Saúde Bucal do Município. O objetivo é complementar a formação teórica dos acadêmicos, na disciplina de Saúde Coletiva I, com a observação direta de como trabalham as equipes multi-profissionais de saúde. “O estágio observacional vai contribuir com a formação do acadêmico que, daqui a quatro anos, poderá ocupar um posto nessas equipes”, disse Maria Piva Fujino, coordenadora de Saúde Bucal. Após a palestra realizada hoje de manhã, para a turma de Odontologia, ela explicou que essa é uma oportunidade de os alunos já conhecerem o perfil dos pacientes que procuram tratamento odontológico. Isto é, geralmente, suas queixas são acompanhadas de outras lamentações em relação à saúde. “As observações vão, provavelmente, gerar indagações, e os alunos poderão contribuir para que, no futuro, a estratégia de saúde na família fique melhor ainda”, comentou. A palestra de apresentação das atividades de estágio foi realizada durante a aula da professora Pollyana Borges. Também participaram o coordenador do ID_CURSO de Odontologia da UNIGRAN, Alcides Moreira, a coordenadora geral de Atenção Básica em Saúde, Márcia Fokura, a psicóloga Letícia Pereira e o cirurgião-dentista Carlos Ito, que explicaram aos alunos sobre o trabalho dos profissionais de diferentes especialidades na estratégia saúde na família. Durante o estágio, os estudantes vão desenvolver ainda atividades de educação em saúde bucal, na “2ª Feira Municipal de Saúde”, marcada para 10 de novembro, na Escola “Clarice Bastos Rosa”, do Jardim Maracanã. (JR)