Atividade de estágio incentiva atletismo mirim.

Crianças de escolas de Dourados estão participando de competições organizadas por acadêmicos de Educação Física como atividades de estágio.
Salto em altura e em extensão, arremesso de peso. Atividades físicas que se transformaram em modalidades do “Festival de Atletismo Mirim", que acontece nos dias 15 e 16 de junho, na UNIGRAN, sob a coordenação do ID_CURSO de Educação Física, dentro das atividades de estágio do 7º semestre. Na realidade não se trata de competição, uma vez que os participantes são alunos na faixa etária dos 11 aos 13 anos, das escolas em que os acadêmicos estão atuando. “Não é uma competição oficial, porque nesta idade não se recomenda competir, é uma possibilidade de elas [as crianças] participarem pelo simples prazer, com os adultos respeitando as individualidades”, explica o coordenador do ID_CURSO, Carlos Muchão Castilho. Além da participação dos alunos em atividades de atletismo, o evento também tem lições para os acadêmicos, que são provocados a assumir responsabilidade sobre os participantes. Segundo o coordenador, a intenção é reproduzir uma situação que será bastante comum na vida dos profissionais depois de formados: acompanharem atletas em competições que os levam para ambientes fora da escola. “Com isso possibilitamos ao acadêmico vivenciar essa situação que ele vai ter lá no futuro”, diz Muchão. Ele refere-se ao fato de o professor tomar para si a responsabilidade sobre seus atletas em situações de competição que, muitas vezes, exige deslocamentos até para fora da cidade. No caso, o deslocamento é da escola onde cada um estuda até a UNIGRAN. (BD-CM)