Supremo autoriza divulgação de obras de Rui Barbosa pelo site domínio público.

UOL – Educação: As obras de Rui Barbosa, hoje disponíveis na Biblioteca Digital do STF (Supremo Tribunal Federal), em breve poderão ser acessadas no portal Domínio Público, mantido pelo Ministério da Educação e desenvolvido com base em software livre. A autorização foi dada pelo Supremo na sessão administrativa da tarde desta sexta-feira (16/3), quando os ministros elogiaram a proposta da ministra Ellen Gracie, favorável à cessão do acervo digital, sem ônus, para o site. O patrimônio da Justiça em formato digital é resultado de uma iniciativa do STF em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa e a Biblioteca Nacional, que digitalizou mais de 46 mil páginas de obras produzidas pelo ilustre jurista brasileiro. As obras de Rui Barbosa deverão inaugurar mais uma opção no site Domínio Público, já que até hoje não existe o argumento de pesquisa “Justiça” em sua página de pesquisa. Os ministros, por unanimidade, aprovaram a cessão da base de dados já que, segundo Ellen Gracie, “a finalidade pela qual o Supremo Tribunal Federal fez todo esse esforço para a digitalização foi para difundir a obra de Rui Barbosa”. A ministra destacou que a cessão do acervo teve a irrestrita aprovação da Casa de Rui Barbosa, parceira neste esforço de divulgação. A Sessão Administrativa aprovou também a aquisição de 12 licenças de utilização de software específico a ser utilizado na tradução de documentos cujas bases digitais sejam diferentes da que é utilizada pelo Supremo. A compra tornou-se necessária para continuar a implantação, em âmbito nacional, do Projeto de Modernização do Judiciário. (16/3/2007) Fonte: http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/36157.shtml)