Acadêmicos doam órteses para pacientes da Clínica de Fisioterapia.

Eder Martins ganhou chinelo que corrige diferença de tamanho das pernas. Objetos simples como esse facilitam a vida de muita gente.
Os alunos do 3º ano de Fisioterapia colocaram um sorriso no rosto de pessoas com disfunção de movimentos que são atendidas diariamente na Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN. Eles confeccionaram objetos que auxiliam na recuperação da autonomia de quem está com algum membro comprometido e fizeram a sua doação aos pacientes, em uma solenidade informal organizada pelos alunos, nesta quinta-feira. As órteses e as próteses são estudadas dentro uma disciplina específica do ID_CURSO de Fisioterapia. As próteses são membros artificiais e as órteses são instrumentos projetados de acordo com a disfunção física e as necessidades de cada paciente. Esses objetos ajudam a pessoa a desempenhar melhor tarefas tão simples quanto a andar, segurar uma colher e escovar os dentes. No mercado, o preço de uma órtese é caro para muitos pacientes, de acordo com o professor Vinicius Pereira. “Nós estamos fazendo filantropia para os pacientes que precisam e não têm condições de comprar uma órtese, que custa em torno de 150 a 300 reais. Os alunos confeccionam órteses do mesmo padrão e ótima qualidade, pelo custo de 20, 30 reais”, disse o professor. Por meio dessa atividade curricular, os acadêmicos ganham o aprendizado técnico de que vão precisar no mercado de trabalho e experiência nos cuidados com pacientes. “É um trabalho muito produtivo e o que estamos aprendendo, nós já estamos colocando em prática”, destacou a acadêmica Mileide Edialin Massmann. Ela falou ainda que, juntamente com as órteses, os pacientes recebem atenção e carinho nas seções de tratamento fisioterápico e de adaptação às órteses. O paciente Eder Martins Lopes elogia também essa parte do atendimento. Ele precisava fazer hidroginástica, mas com um centímetro a menos em uma das pernas, ficava difícil andar na piscina. “A órtese facilitou bem minha vida, muito bom e, além disso, a atenção que os alunos dão para gente é grande e isso é muito bom”, afirmou o paciente. As órteses são confeccionadas com materiais do ID_TIPO PVC e EVA, principalmente. (IB-JRA)