Conferência Regional debate na UNIGRAN política nacional para o Esporte.

Novo Secretário da SEJEL, Carlinhos Cantor, abriu encontro que resultará em propostas do Estado ao Sistema Nacional de Esportes e Lazer.
A Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) realizou na UNIGRAN, nesta quarta-feira, o primeiro dos dois encontros da Conferência Regional de Esporte, que vai definir as reivindicações e sugestões que o Estado vai levar à “II Conferência Nacional do Esporte”, que se realiza em Brasília, no mês que vem. Participaram da Conferência, representantes dos municípios da região Sul, membros do CREFI (Conselho Regional de Educação Física), esportistas, profissionais e acadêmicos de Educação Física. A Conferência termina depois de amanhã, em Campo Grande, com a presença de profissionais e acadêmicos de Educação Física, autoridades do Governo do Estado e representantes de universidades, prefeituras, federações e ligas esportivas dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul. Serão escolhidos 22 delegados para representar o Estado na Conferência Nacional. Um deles deverá ser do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN. A região sul do Estado terá três delegados. Para o secretário de Estado Carlinhos Cantor, o debate com a sociedade organizada é de extrema importância para a formulação de propostas públicas. “É muito importante a representatividade, aqui, nesta etapa, para que tenhamos força na Conferência Nacional, em que buscaremos uma regulamentação para a política de incentivo ao esporte”, declarou. A pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, professora Terezinha Bazé de Lima, que abriu os trabalhos, ressaltou o incentivo da Instituição ao esporte. “A UNIGRAN tem uma história de mais de dez anos na formação de profissionais de Educação Física e de 30 anos no desenvolvimento do Estado, com um papel de implementação da cultura do esporte e do lazer e de incentivo à prática de atividade física”, argumentou. Já o professor Carlos Muchão Castilho, coordenador do ID_CURSO de Educação Física da Instituição, analisou que o momento deve ser bem aproveitado, no sentido de se estabelecer uma política de valorização do esporte como meio de formação educacional. “Todo o país está envolvido em lançar sugestões para o esporte nacional, e esse esporte não é só o esporte de rendimento, é também o esporte escolar, o esporte de participação, o esporte como uma proposta de melhoria de qualidade de vida”, declarou. O tema das Conferências deste ano é “Construindo o Sistema Nacional de Esportes e Lazer”. Quatro eixos norteiam o debate: Estrutura: organização, agentes e competências, ReID_CURSOs Humanos e Formação, Gestão e Controle Social, e Financiamento. Segundo o coordenador geral da Conferência Estadual e assessor técnico da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Josemar Tomazelli, a comunidade esportiva tem se mobilizado e mostrado interesse nas discussões dos quatro eixos propostos, especialmente nas cidades do interior do Estado. (PV-MA-JRA)