Acadêmicos de Direito retornam com impressão positiva da Câmara dos Deputados.

Maria Olívia e Bruno Baraldi participaram de estágio e conheceram a Câmara Federal por dentro, na semana passada.
Os alunos do 4º ano de Direito da UNIGRAN Bruno Fernandes Baraldi, 22, e Maria Olívia Pezzoni Sene, 20, ganharam o privilégio de viajar para Brasília e participar do “Programa Estágio-Visita de Curta Duração”, da Câmara dos Deputados. Durante cinco dias da semana passada, eles acompanham o dia-a-dia da atividade parlamentar, conhecendo o funcionamento da Câmara dos Deputados, de suas Comissões Técnicas e do Plenário, e o processo de elaboração de leis. Juntamente com univesitários de outros estados, Maria Olívia e Bruno participaram de palestras, ministardas por funcionários da Câmara, e puderam assistir à sessão do Conselho Ético, no julgamento do pedido de cassação contra o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), pivô das críticas que a Câmara vem recebendo da opinião pública nas últimas semanas. “Foi uma experiência rica porque chegamos logo depois da crise. A noção que a gente tem do lado de fora é de que nada funciona, ninguém trabalha, mas o movimento lá é grande”, disse a acadêmica. Bruno Baraldi conta que se surpreendeu com a “imensidão” do Congresso Nacional e com a quantidade de pessoas trabalhando. “Nós tivemos uma outra visão da Câmara dos Deputados e eu voltei com uma imagem muito positiva, porque realmente tem gente muito qualificada lá dentro”, disse o acadêmico. A crítica que ele faz é quanto à burocracia imposta pelo regimento interno da Câmara, que tornaria o processo legislativo muito demorado, assim como pensam os analistas jurídicos de modo geral. “O regimento interno da Câmara é maior do que muitos códigos; muito burocrático mesmo. Acho que esse é o ponto negativo”, comentou. O estágio foi viabilizado pelo deputado federal Murilo Zauith, presidente honorário da UNIGRAN, e, conforme explicou a diretora da Faculdade de Direito da Instituição, professora Noemi Ferrigolo, a escolha foi feita com base nas melhores notas e desempenho acadêmico dos alunos. Também por esses critérios, no ano passado a Faculdade de Direito premiou com o estágio na Câmara Federal os acadêmicos Jusiane Regina Basso e Fábio Estevão Marchetti.