ID_CURSO de Pedagogia abre nova brinquedoteca para a comunidade, na UNIGRAN.

Estagiários, como Luciane Machado, estarão disponíveis para as crianças num espaço preparado para se aprender brincando.
O ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN recriou um espaço só para as crianças, que vai funcionar todas as tardes, a partir desta segunda-feira (28), e aos sábados de manhã. A nova brinquedoteca poderá ser freqüentada por alunos de creches e de escolas de educação infantil, crianças da comunidade e pelos filhos de alunos, professores e de funcionários da Instituição. As visitas à brinquedoteca não precisam ser agendadas, exceto no caso das escolas e creches, que podem marcar o passeio pelo telefone 411-4117. O serviço é totalmente grátis. Sob orientação da professora Lúcia Eugênia Pittas Martini, a sala-ambiente, tal como deve existir nas escolas, foi planejada pelos acadêmicos do ID_CURSO para ser um espaço de interação com as crianças e de observação de seu desenvolvimento, enquanto elas fazem o que elas mais gostam: brincar. “A criança faz, brincando, aquilo que em escolas comuns ela é obrigada a fazer sentada, quieta e, muitas vezes, sem vontade; aqui ela poderá desenvolver todas as suas habilidades”, argumenta a orientadora. A professora Lucia Eugênia explicou que - por intermédio de disciplinas especificas, que enfocam a importância da atividade lúdica na formação das capacidades intelectual, cognitiva, psicomotora e sócio-afetivo da criança – os acadêmicos aprendem a planejar uma brinquedoteca, utilizando os reID_CURSOs mais disponíveis na elaboração dos materiais, nas escolas onde trabalharão profissionalmente. Além desse conhecimento, eles devem levar do período de formação acadêmica alguma experiência. “Como nós temos esse espaço organizado e os acadêmicos precisam fazer estágio, então, nós o abrimos para a comunidade”, disse a professora, que é mestra em Educação. INOVAÇÃO A UNIGRAN foi uma das primeiras instituições do país a instalar uma brinquedoteca, mantendo-se alinhada ao pensamento e às práticas mais modernas na área da Pedagogia. De 1996 a 2001, a brinquedoteca atendeu não só às crianças da cidade, mas também capacitou inúmeros educadores de escolas de Dourados e de outros municípios a aproveitarem da melhor forma o aspecto lúdico do aprendizado infantil. Em 2002, a brinquedoteca foi transferida para o Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN, na Reserva Indígena de Dourados, com a proposta de contemplar as crianças das aldeias e de preservar as brincadeiras indígenas. Esse trabalho continua a ser desenvolvido no NAM, mas agora é conduzido por profissionais índios que se formaram na Instituição.