Centro Acadêmico de Arquitetura recebe o nome de Lina Bo Bardi.

Arquiteta Flávia D’Amico, membro do Instituto que guarda a memória de Lina Bo Bardi, ministrou palestra 5ª-feira, durante a Semana de Arquitetura.
A partir de agora, a agremiação de estudantes do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN passa a se chamar Centro Acadêmico “Lina Bo Bardi”, em homenagem à única arquiteta dentre os nomes clássicos do Movimento Modernista. Italiana de nascimento, Lina Bo Bardi (1915-1992) prestou grandes contribuições não só à Arquitetura, mas também à arte e cultura brasileiras. Arquiteta cuja produção mais lembrada é o projeto do Museu de Artes de São Paulo, MASP, inaugurado em 1968, Lina viveu mais da metade de seus anos no Brasil, destacando-se, também, como cenógrafa de teatro e cinema, designer de móveis e de jóias e, principalmente, por seus ideais modernistas. Sobre a concepção do MASP, uma das construções mais intrigantes do mundo pelo enorme espaço livre entre colunas, ela dizia: “A beleza em si não existe. Existe um período histórico, depois muda o gosto, depois vira bonito de novo. Eu procurei apenas no Museu de Arte de São Paulo retornar certas posições. Não procurei a beleza, procurei a liberdade. Os intelectuais não gostavam, o povo gostou: ‘Sabe quem fez isso? Foi uma mulher!’”. Os outros projetos de Lina Bo Bardi podem não ser monumentais como o MASP, mas são geniais dizem os admiradores. Um desses projetos é um Centro Cultural que a Universidade de Campinas pretende construir junto a uma antiga estação o de trem, a Estação Guanabara, que pertencia à Companhia Mogiana de Estrada de Ferro. Para oficializar o novo nome do Centro Acadêmico, o ID_CURSO de Arquitetura convidou a responsável pelo acervo do “Instituto Lina Bo Bardi”, de São Paulo. A arquiteta Flávia D’Amico fez uma palestra sobre a vida e a obra da homenageada, falando de sua importância na história da Arquitetura brasileira. Flávia disse não ter conhecimento de que outro diretório ou centro estudantil do país tenha feito a mesma homenagem a Lina Bo Bardi. “Pode acontecer de alguém simplesmente pôr o nome e nem nos comunicar. Que eu saiba, este é o primeiro Centro Acadêmico com o nome da Lina. Acho ótimo ela ser lembrada porque ela fez muito para o Brasil, pela gente”, disse a arquiteta. O presidente do C.A., Luiz Gustavo Casarin, disse que, dentro do processo de reestruturação do Centro Acadêmico, os estudantes procuraram estabelecer uma espécie de parceria com o Instituto “Lina Bo Bardi”. “Pensamos em vários nomes, mas por ser a mulher mais famosa e por essa questão de haver um Instituto que pode abrir parcerias com o C.A., para a nossa atualização, nós escolhemos Lina Bo Bardi”, disse Luiz Gustavo, que foi eleito em junho para um mandato provisório. Em fevereiro, ele transfere a presidência do Centro Acadêmico “Lina Bo Bardi” ao acadêmico Alessandro Tobias, que venceu a eleição de 11 de outubro, para um mandato de dois anos.