Fisioterapia promove festa no término das atividades de 2002 do projeto de atenção à 3ª Idade.

A festa de confraternização organizada pelos estudantes teve bingo, desfile e distribuição de presentes em homenagearam os idosos.
Os acadêmicos do 3º ano do ID_CURSO de Fisioterapia concluíram, hoje de manhã, a fase de 2002 do “Projeto de Extensão de Atividades Fisioterápicas na Promoção do Envelhecimento Saudável” com uma festa no Ginásio de Esportes que teve bingo, eleição do “Mister e da Miss 3ª Idade” e distribuição de vários prêmios em homenagem aos seus 80 participantes e convidados. O Projeto, que é desenvolvido na Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIGRAN, às quartas-feiras, será reiniciado em março de 2003 com o grupo atual e com novos participantes. O Projeto é aberto gratuitamente às pessoas de mais de 50 anos de idade. Elas são atendidas com programas de atenção à saúde e de bem estar social que são desenvolvidos sob a coordenação do professor José Celso Martins Rocha Junior. “Participo desde o início e quero agradecer a essa equipe pelo atendimento, que é muito bom para o idoso”, declarou o senhor Antonio Cesário da Silva, de 77 anos. A declaração revela uma satisfação que é demonstrada por todos os participantes. Por isso, eles lamentam o intervalo de três meses. “Não estamos gostando nem um pouquinho (da interrupção), porque o projeto é muito bom para nós”, disse dona Jovenir Dutra Paim, de anos 59. Dona Odília França Souto, de 66 anos, iniciou faz pouco tempo, mas diz que já está sentindo saudades da convivência com os acadêmicos e com os colegas. “Eu acho (o Projeto) muito bom para a saúde, para tudo, a gente se diverte muito. Estou com dó que ele vai parar, mas espero que no ano que vem seja tão bom quanto foi agora”, disse. O professor José Celso assegura que sim. “O receio da maioria dos participantes era de que nós tratássemos o Projeto como pesquisa. Acabou a pesquisa, parava o projeto. Não. Essa é uma atividade de extensão permanente e a turma de terceiro ano (de 2003) vai dar continuidade ao Projeto (...) Tal é a importância que esse projeto representa na vida deles que eles estão achando que vai demorar muito para o retomarmos”, disse o professor. Ele explica que viver mais tempo não basta. Hoje, sabe-se que, com atenção especializada, as pessoas idosas podem viver com mais qualidade, questão que se tornou um dos principais objetivos da Fisioterapia. “Nós queremos, realmente, que o aumento da expectativa de vida seja acompanhado de qualidade de vida. Aos acadêmicos, que eles conheçam as características das pessoas da 3ª Idade porque num futuro não muito distante esse vai ser um público muito grande para nossa profissão”, prevê.