Acadêmicos de Agronomia e Produção Agrícola expõem pesquisas no 6º Dia de Campo

Os cursos abrem as portas do Cantão do Bosque para exposição e apresentação de experimentos

Acadêmicos expuseram experimentos à comunidade e professores

No último sábado, 12, aconteceu o 6ª Dia de Campo – Agrotec. O evento, parceria dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola da UNIGRAN, é uma exposição de culturas em campo, conduzidas pelos acadêmicos, com o objetivo de aliar a teoria e a prática, além de ser, para alguns dos estudantes, o primeiro contato com a comunidade e os produtores da região.

O coordenador de Agronomia, Mateus Secretti, explicou que acadêmicos de todos os semestres dos cursos participam do Dia, apresentando trabalhos de diferentes temas, desde fertilidade do solo a fitopatologia. “Eles fazem uma explanação para a toda a comunidade acadêmica, para a sociedade civil e para um grupo de professores avaliadores. E isso serve para os colocarmos em um patamar de lado inverso ao que estão acostumadas em sala de aula. Então, eles são os apresentadores dos conteúdos que eles já absorveram, através de uma prática que eles vêm conduzindo e trazem essa prática para a realidade para mostrar às pessoas”, comentou.

“São profissionais que estarão atuando no mercado de trabalho nos próximos anos. E o Dia de Campo prepara o acadêmico para a forma como ele vai expor isso para a comunidade, para o nosso cliente, que é o produtor rural. Muitas vezes eles têm a parte técnica, mas precisam colocar isso em uma forma mais simples, mais sucinta para que o cliente, o produtor rural, possa ter a melhor produção possível dentro de um manejo estruturado, um manejo sustentável na nossa agricultura”, completou a coordenadora de Produção Agrícola, Cácia Leila Tigre Pereira Viana.

O acadêmico do 6º semestre de Agronomia, Igor da Silva Roberto, ressaltou que o evento é muito importante para os alunos, principalmente pelo fato de poderem expor seus trabalhos e conversar com a comunidade. “Como é um curso que tem que ter a prática, não só essa parte mais teórica de laboratórios, expor na prática e mostrar para o pessoal que não conhece ou para o pessoal que já conhece, eu acho que é muito bacana e sempre estará agregando conhecimento para nós”, mencionou.

Para o estudante de Tecnologia em Produção Agrícola, Luiz Eduardo Vieira da Silva, o Dia de Campo é um dos momentos mais importantes da graduação para adquirir conhecimento e proporcionar troca de experiências com os professores. “É bem bacana. Nós vamos adquirindo mais conhecimento, vendo outras culturas e realizando os experimentos”, apontou.