Mostra de Eletromagnetismo é realizada no shopping com protótipos produzidos por acadêmicos de Engenharia da UNIGRAN

Centenas de pessoas passaram pelo saguão do shopping durante a Mostra de Eletromagnetismo

Em três dias de Mostra, centenas de pessoas que passaram pelo saguão principal do shopping Avenida Center e puderam conhecer um pouco mais sobre o eletromagnetismo e os benefícios consequentes dos projetos e experimentos. Acadêmicos dos terceiros semestres das Engenharias Civil e Mecânica expuseram trabalhos confeccionados durante estes primeiros meses do ano.

O professor de Física, Wilson Espíndola Passos, coordenador da Mostra e afirma que o desempenho dos alunos e interesse da população diante dos protótipos apresentados, são provas mais que suficientes que a física fascina.

“Esse projeto envolveu mais de cem alunos de três turmas e nós expusemos pelo menos 25 trabalhos, todos eles projetados e desenvolvidos por nossos acadêmicos e com o propósito de mostrar para as pessoas que a física e a matemática estão em todas as situações do nosso cotidiano”, diz Passos.

Entre os protótipos apresentados, dois chamaram mais atenção do público que visitou a mostra. O “Gerador de Van de Graaff” que é uma máquina eletrostática, inventada pelo engenheiro americano, descendente de holandeses, Robert Jemison Van de Graaff, em 1931. A máquina empregada em física nuclear é usada para produzir tensões elevadas e, consequentemente, acelera partículas. Com a aparência de uma esfera, ao tocá-la a pessoa fica literalmente de cabelos em pé.

“É muito bom poder ter a possibilidade de visitar trabalhos desses acadêmicos que empregam a física de forma tão lúdica, agradável. Trouxe meu filho para visitar, ele gosta e se interessa por ciências e vendo a teoria na prática fica muito mais fácil de compreender o sentido de cada trabalho apresentado. Mostrar a parte da pesquisa incentiva ainda mais os jovens a conhecer e se interessar no mundo acadêmico”, frisa Ana Cláudia Verlindo, que é professora de biologia e levou o filho de oito anos para ver a Mostra.

O outro trabalho que também chamou atenção das pessoas que visitaram a Mostra, principalmente das crianças, foi o protótipo que revelou o funcionamento de uma usina hidrelétrica e puderam conhecer um pouco mais sobre.

“É incrível poder proporcionar ensinamentos para as pessoas e ver como as crianças gostam de aprender sobre a ciência”, finaliza Passos.