Agronomia da UNIGRAN distribui mais de três mil mudas de plantas medicinais

A ação aconteceu no último sábado, na Praça Antônio João

Comunidade douradense recebe doação de mudas de plantas medicinais

Quem passou pela Praça Antônio João, no último sábado, recebeu mudas de plantas medicinais que foram distribuídas pelos acadêmicos de Agronomia da UNIGRAN. As mudas foram todas produzidas pelos alunos no Cantão do Bosque e está ligada à disciplina de Introdução à Agronomia, foram mais de três mil mudas distribuídas.

Mudas de camomila, boldo, hortelã, babosa, erva-cidreira, erva-doce, entre outras, foram produzidas na área experimental e, a maioria, em recipientes biodegradáveis, com premissas da sustentabilidade. Segundo o coordenador do curso no período noturno, Mateus Secretti, os estudantes utilizaram parte vegetativa e sementes para a multiplicação das plantas.

“O objetivo dessa atividade é que os alunos iniciantes do curso percebam a importância da integração entre a universidade e a sociedade, ainda aprenderem a desenvolver trabalho em equipe além de já estarem se introduzindo no contato com a terra, o cultivo”, menciona o coordenador.

Como resultado da iniciativa, Mateus Secretti afirma que a proposta é resgatar a utilização de plantas medicinais no dia a dia das pessoas, uma vez que as mesmas foram deixadas de lado com o fácil acesso aos produtos fármacos industrializados.

A acadêmica Antônia Soares Barbalho conta que a experiência foi sensacional. “O fato de já poder mexer com a terra, principalmente para quem futuramente pretende trabalhar na área de cultivo. Distribuir essas mudas dá uma sensação boa de passar a diante aquilo que cultivamos, além de poder explicar o manejo, o cultivo, colocando em prática o que aprendemos em sala”, menciona.

Brunna Souza Rodrigues não perdeu a oportunidade e pegou algumas mudas. A douradense lembra dos avós, que tinham o hábito de plantar e cultivar plantas. “Muito boa essa ação, é um incentivo para a sociedade cultivar, ter essa prática em casa, além de estimular o uso de produtos fornecidos pela própria natureza”, considera.