Acadêmicos e profissionais se reúnem para debate sobre Racismo e Psicanálise

Oscar Cesaroto ministra palestra na UNIGRAN sobre Racismo e Psicanálise

Intolerância, segregação e discriminação, o racismo tem diversas faces ainda nos dias atuais. Pensando em abordar questões sociais dos direitos humanos, o curso de Psicologia da UNIGRAN, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia – CRP/MS, realizou nesta semana palestra sob o tema “Racismo: Uma Questão de Psicanálise”, com o professor da Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, Oscar Cesaroto.

O evento deu início às atividades de comemoração ao Dia do Psicólogo. Oscar Cesaroto destacou que a temática é instigante, pois obriga todo mundo a tomar algum tipo de posição, ter claro do que se trata o racismo e a discriminação na sociedade. “A discriminação é algo que nos aflige, então sempre tentamos trabalhar para melhorar todo mundo, resolver os sintomas sociais, culturais”, afirma.

A Psicanálise é vista como uma ferramenta importe nas ciências humanas, principalmente para se pensar esse tipo de barbaridades. “Intolerar: não suportar o outro não ser o que sou. Ou seja, ser o que ele é. A identidade sempre está parecida e diferente das outras, e que isso não incomode, pelo contrário, que se integre”, aponta o psicanalista.

Quanto aos casos recentes de racismo no Brasil e a crescente manifestação das pessoas via internet, o professor ressalta que, “isso se combate colocando cada vez mais pessoas assim nas mídias e, por outro lado, na internet existem pessoas no anonimato que escrevem coisas horríveis, não só injúrias, como também algo que começa a virar uma figura criminosa”.

A Constituição Federal coloca o racismo como crime, através do artigo 5º, XLII, que estabelece: “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão nos termos da Lei”. Oscar menciona que estar discriminado pelo outro ninguém gosta, e isso pode deixar marcas, mágoas, mas às vezes, pelo contrário, incentiva uma pessoa se posicionar e atribuir o respeito.